Anterolisthesis: sintomas, causas e tratamento

Anterolisthesis é um alinhamento anormal dos ossos na coluna vertebral e geralmente afeta a parte inferior das costas.

Ocorre quando uma vértebra superior desliza de cima para baixo. A dor geralmente é o primeiro sintoma da anterolisthesis.

As vértebras desalinhadas podem comprimir os nervos, e isso pode ter consequências dolorosas e debilitantes. Outras partes do corpo, como os braços ou as pernas, também podem ser afetadas pela anterolisthesis.

A quantidade de deslizamento é classificada em uma escala de leve a grave. O tratamento pode variar desde o repouso até a cirurgia. A anterolisthesis é frequentemente conhecida como espondilolistese.

Causas

  • levantamento de peso;
  • A anterolisthesis pode ser causada por uma força brusca súbita ou pode ser causada por exercícios físicos extenuantes ao longo do tempo;

A anterolisthesis é muitas vezes devido a força brusca súbita ou fraturas . Estes podem ser o resultado de trauma tipicamente experimentado em um acidente de carro ou uma queda, também pode desenvolver ao longo do tempo através de exercício físico extenuante, como a musculação.

O envelhecimento é outra causa comum de anterolisthesis. Isso ocorre naturalmente ao longo do tempo, pois a cartilagem entre as vértebras enfraquece e diminui.

A anterolisthesis também pode ser associada a condições subjacentes, como ossos fracos, artrite ou tumores. Um tumor pode forçar a vértebra a se mover da sua posição natural.

Ocasionalmente, a anterolisthesis está ligada a um defeito de crescimento da coluna vertebral genética em crianças.

Sintomas

Os sintomas da anterolisthesis dependerão da quantidade de deslizamento e da parte da coluna vertebral onde ocorreu o deslizamento.

A anterolisthesis pode causar dor localizada constante e grave, ou pode se desenvolver e piorar ao longo do tempo. A dor pode ser persistente e muitas vezes afeta a parte inferior das costas ou as pernas.

Problemas de mobilidade devido à dor podem levar a inatividade e aumento de peso. Também pode resultar em perda de densidade óssea e força muscular. A flexibilidade em outras áreas do corpo também pode ser afetada.

Outros sintomas de anterolisthesis incluem:

  • espasmos musculares;
  • sensações pulsantes ou formigas;
  • incapacidade de sentir sensações quentes ou frias;
  • dor e postura fraca;
  • fraqueza;

Em casos graves, os seguintes sintomas podem ocorrer dificuldade em andar e movimento corporal limitado
perda de função da bexiga ou do intestino.

Diagnóstico

A suspeita de anterolisthesis pode ser diagnosticada usando raios-X, tomografia computadorizada ou exames de ressonância magnética.
Um médico irá diagnosticar anterolisthesis usando um exame físico e uma avaliação dos sintomas da pessoa. O exame geralmente inclui uma verificação de reflexo.

Raios-X, tomografias e exames de ressonância magnética podem ser usados ​​para confirmar um suspeito de diagnóstico de anterolisthesis. Essas técnicas de imagem são usadas para examinar defeitos ósseos e para avaliar lesões e danos nos nervos.

Classificação

O próximo passo após o diagnóstico é estabelecer a extensão do dano. A escala de classificação a seguir é usada para determinar a gravidade da condição e qual o tratamento necessário.

  • Grau 1 : menos de 25% de derrapagem;
  • 2ª série : deslizamento de 26 a 50 por cento;
  • 3º grau : 51 a 75% de derrapagem;
  • Grau 4 : 76 por cento ou mais deslizamento;
  • Existem casos raros de deslizamento de 100 por cento quando a vértebra superior desliza completamente para abaixo.

Tratamento

Os médicos baseiam um plano de tratamento sobre o grau de deslizamento. As pessoas com deslizamentos de grau 1 e 2 geralmente apresentam sintomas leves, e o tratamento visa aliviar a dor e o desconforto. As derrapagens de 3 e 4 são consideradas graves e podem, em última instância, requerer cirurgia.

As opções de tratamento para derrapagem leve podem incluir um curto curso de descanso na cama, exercícios suaves e medicação para dor. Casos graves podem exigir terapia quiroprática e cirurgia. A cirurgia é considerada um último recurso.

Descansar

O repouso na cama pode ajudar a superar casos leves de anterolisthesis. A participação em esportes e atividades diárias extenuantes deve ser completamente interrompida até que a dor diminua.

Medicação

Os antiinflamatórios não esteróides (AINEs) podem ser usados ​​para ajudar a tratar a dor e a inflamação causada pela anterolisthesis.

Para uma dor mais aguda, podem ser necessários esteróides e opióides. Os esteróides epidurais injetados diretamente nas costas podem reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Terapia

Os sintomas complicados podem ser tratados com fisioterapia , muitas vezes ao lado de um programa de exercícios.

Um suporte de apoio ou de apoio pode ser usado para ajudar a estabilizar a parte inferior das costas e reduzir a dor. O tratamento quiroprático pode até ajudar a mover a vértebra de volta à sua posição original.

Exercício

Os exercícios são geralmente realizados em conjunto com a fisioterapia. O exercício pode aumentar o movimento livre de dor, melhorar a flexibilidade e aumentar a força nos músculos das costas.

Exercícios de estabilização podem manter a mobilidade da coluna vertebral, fortalecer os músculos abdominal e das costas e minimizar o movimento doloroso dos ossos na coluna vertebral afetada.

Cirurgia

A cirurgia é um último recurso no tratamento da anterolisthesis. Pode ser necessário que a vértebra continue a escorregar ou se a dor persistir apesar de outros tratamentos.

A cirurgia pode envolver o ajuste das vértebras com placas, fios, hastes ou parafusos.

Normalmente, um dos seguintes procedimentos cirúrgicos é usado para tratar a anterolisthesis.

Descompressão , onde o osso ou outro tecido é removido para liberar pressão nas vértebras e nervos associados.
Fusão espinhal , quando um osso é transplantado para a parte de trás da coluna vertebral. O osso cura e se funde com a coluna vertebral. Isso cria uma massa óssea sólida que ajuda a estabilizar a coluna vertebral.
Também pode ser considerada uma combinação de descompressão e fusão da coluna vertebral.

Fatores de risco

  • senhora mais velha fazendo aeróbica aquática;
  • Os esportes de baixo impacto, como a natação e o ciclismo, podem reduzir o risco de desenvolver anterolisthesis;
  • As pessoas mais velhas são mais propensas a serem afetadas pela anterolisthesis. Geralmente ocorre em pessoas com mais de 50 anos , com mulheres relatando uma taxa de desenvolvimento mais rápida.

O processo de envelhecimento natural faz com que os ossos enfraquecem e se tornem mais suscetíveis a danos, incluindo a anterolisthesis.

As pessoas que se envolvem em atividades intensas e intensas aumentam o risco de adquirir anterolisthesis. Estes incluem atletas e halterofilistas em particular.

O risco de anterolisthesis pode ser reduzido por:

  • fortalecendo as costas e os músculos abdominais;
  • participando de esportes que minimizam o risco de lesão nas costas, como nadar e andar de bicicleta;
  • mantendo um peso saudável para reduzir o estresse na região lombar;
  • comendo uma dieta bem equilibrada para ajudar a manter a força óssea.

FONTE: (com adaptaçaõ): https://www.medicalnewstoday.com


Publicado

em

, ,

por

Tags: