Causas comuns de dor nos pés

Aprender a reconhecer e tratar os problemas dos pés mantendo-os saudáveis ​​e felizes!

Três em cada quatro americanos terão um problema de pé comum na vida deles. Portanto, você não está sozinho. Essas condições podem ser dolorosas e embaraçosas. No entanto, a grande maioria dessas doenças resulta de negligência, falta de consciência e cuidados adequados. Poucas pessoas nascem com condições de pé.

Joanete

Um joanete é uma porção óssea na base do dedo grande. O mal-alinhamento comum que pode se tornar maior ao longo do tempo causa joaninhas. Isso faz com que o dedo grande desvie para os outros. Um joanete pode ser muito doloroso devido a pressão e / ou artrite e levar à instabilidade de outras articulações no pé. Medicamentos anti-inflamatórios, almofadas, sapatos de caixa larga e menor altura do calcanhar podem ajudar. As inserções personalizadas de sapato (ortopedia funcional) podem abordar a instabilidade global do pé e podem diminuir a velocidade da progressão do joanete. No entanto, quando os tratamentos conservadores não conseguem aliviar os sintomas, a cirurgia para corrigir a deformidade do joanete pode ser indicada.

Milhos e Calos

Fricção e pressão causam grãos e calos. Os grãos são calos impactados na pele e muitas vezes são pequenos, redondos e dolorosos para a pressão. Os calos geralmente aparecem na bola do pé e do calcanhar. Os sapatos mal ajustados ou deformidades nos pés, como martelos e joanetes, podem causar calos. Almofadas podem ajudar a aliviar um milho ou calos doloridos, bem como cortes periódicos por um podólogo. Em alguns casos, é necessário que o paciente consiga inserções de calçados personalizadas (ortopedia funcional) ou cirurgia para corrigir a deformidade subjacente causando o milho ou calo.

Gota

As características da gota incluem vermelhidão, inchaço, dor súbita e rigidez, mais comumente na articulação grande do dedo grande. A gota também pode ocorrer no pé, no tornozelo ou nos joelhos. A gota é o resultado de muito ácido úrico (AU) no corpo, que se cristaliza nas articulações e causa dor. Os ataques agudos podem durar dias ou semanas; Os médicos tratam a gota com medicação anti-inflamatória oral e / ou injeção de cortisona. É possível evitar ataques agudos contínuos, gerenciando a dieta e / ou tomando medicamentos para redução de AU. Um médico pode desenvolver um plano de tratamento mais apropriado para cada paciente. Não tratada, a gota pode se tornar crônica e danificar as articulações até um ponto em que a cirurgia é inevitável.

Verrugas Plantares

As verrugas plantares são infecções virais que desenvolvem crescimentos calos nas solas dos pés. Contagiosas, são frequentemente espalhadas por piscinas públicas e chuveiros. Eles são frequentemente dolorosos e aparecem como crescimentos redondos, isolados ou espalhados em um padrão geográfico (verruga plantar de mosaico). Embora sejam inofensivos, os médicos recomendam o tratamento das verrugas plantares. O ácido salicílico tópico pode ajudar, enquanto a queima, congelamento, terapia a laser e remoção cirúrgica são opções mais agressivas e às vezes necessárias.

Pé de Atleta

Uma infecção fúngica que pode causar descamação, vermelhidão, coceira, ardor e, às vezes, bolhas e feridas, o pé de atleta é levemente contagioso, passou por contato direto ou caminhando com os pés descalços em áreas como spas, vestiários e piscinas. Os fungos então crescem em áreas úmidas, como nos sapatos, especialmente aqueles sem circulação de ar. O tratamento do pé de atleta inclui loções antifúngicas tópicas ou medicamentos orais para casos mais graves. Pode ser possível evitar o pé de atleta alternando dois ou três pares diferentes de sapatos para deixá-los arejar por alguns dias, além de usar meias e sapatos respiráveis.

Infecção por fungos nas unhas

Ocorrendo quando os fungos microscópicos entram através de uma ruptura na unha ou na pele circundante, uma infecção por fungos pode fazer suas unhas grossas, descoloridas e quebradiças. Se não for tratada, uma infecção por fungos pode se espalhar para outras unhas. Prosperando em lugares quentes e úmidos, como sapatos, decks para piscinas, spas e ginásios, os fungos podem ser espalhados de pessoa para pessoa. Pode começar a contrair o pé de atleta ou sofrer uma lesão na unha, permitindo uma oportunidade para os fungos invadirem o prego. O tratamento pode envolver a aplicação de cremes antifúngicos tópicos, a administração de medicamentos antifúngicos orais ou submetidos à terapia a laser.

Hammertoe

Quando os músculos que controlam os dedos do pé ficam fora do equilíbrio, eles podem causar dolorosas dobras dos dedos nas articulações. Enquanto algumas pessoas são propensas a martelos por causa da função do pé anormal subjacente, outras causas incluem calçados mal ajustados. Um martelo geralmente faz com que a articulação do meio do dedo do pé se incline para baixo, com o dedo do pé aparecendo levantado perto do pé. Os sapatos adequados com uma caixa de dedo mais larga, inserções personalizadas de calçados ortográficos, cortes periódicos de calos e cirurgia podem oferecer alívio.

Unha encravada

Uma unha de dedos que cresceu na pele, uma unha encarnada pode resultar em dor, vermelhidão, inchaço e até infecção. Cortar unhas muito curtas ou não diretas, feridas na unha dos pés e usar sapatos mal ajustados são culpados. No entanto, para algumas pessoas, é uma característica hereditária ou causada por uma deformidade subjacente, como um joanete. Para casos leves, mergulhar o pé em água morna com sais Epsom e manter a unha coberta com uma pomada antibiótica e Band-Aid pode ajudar. Muitas vezes, pode ser necessário que o paciente se submeta a uma cirurgia para remover a parte do prego, temporariamente ou permanentemente.

Flatfoot (Pes Planus)

Flatfoot (plano plano) é uma condição em que o arco longitudinal no pé, que corre longitudinalmente ao longo da sola do pé, não se desenvolveu normalmente e é abaixado ou achatado. Um pé ou ambos os pés podem ser afetados.
Flatfoot pode ser uma condição hereditária ou pode ser causada por uma lesão ou condição, como artrite reumatoide, acidente vascular cerebral ou diabetes.

Crianças e adultos podem ter pés planos. A maioria das crianças são de pé plano até que tenham entre 3 e 5 anos quando o arco longitudinal se desenvolve normalmente.

As pessoas que têm pés planos raramente têm sintomas ou problemas. Algumas pessoas podem ter dor por causa de:

  • Mudanças no ambiente de trabalho;
  • Lesão menor;
  • Ganho de peso repentino;
  • Posição excessiva, andar, saltar ou correr;
  • Calçado mal ajustado.

Disparador de dor: Flip-flops

Muitas vezes, a culpa pela nossa dor depende das escolhas simples que fazemos todos os dias. O dr.David Westerdahl, do Cleveland Clinic Florida, indica sandálias de sola de espuma. Eles fornecem um apoio pobre no arco, levando a dor nos pés, nos tornozelos e nos joelhos.

Solução: use sapatos com suporte de arco. Quando você sabe que vai andar muito, opte por tênis.

 

FONTE: (com alterações): http://www.onhealth.com


Publicado

em

, ,

por

Tags: