Curitiba

4 motivos para conhecer o centro de Curitiba a pé

São passeios encantadores para fazer ao ar livre e sem gastar muito.

Você já planejou sua viagem para a capital do estado do Paraná? Então, já pode comprar sua passagem para Curitiba e começar a decidir como irá desfrutar de cada espaço do seu roteiro turístico. A verdade é que o Centro da cidade precisa estar incluso na sua lista. 

Além disso, existe a oportunidade de conhecer vários pontos a pé, com calma e desfrutando de tudo que a região curitibana tem para oferecer. Ainda está em dúvida? Veja, agora, quatro motivos para conhecer o centro de Curitiba andando.

  1. Ruas exclusivas para pedestres

O centro da cidade, incluindo a área histórica, conta com ruas exclusivas para os pedestres. Ali, não é permitido passar nenhum veículo, e você pode caminhar à vontade para conhecer os pontos turísticos. A Rua XV de Novembro, iniciando logo depois da Praça Osório, é um exemplo. 

Já o Largo da Ordem é outro espaço bastante conhecido, que pode ser visitado a pé. Bares, feirinhas ao ar livre, lojas, cafés e pontos turísticos importantes, como o Memorial de Curitiba, podem ser encontrados durante este passeio. O melhor é poder tirar fotos e apreciar tudo com calma, sem se preocupar com algum carro vindo.

  1. Feirinha ao ar livre

A Feira do Largo da Ordem é uma das mais conhecidas. Ela acontece sempre aos domingos, durante a manhã até o começo da tarde. Além de comidas, você encontra muito artesanato e pode levar uma lembrancinha da cidade enquanto faz a sua visita.

Dependendo da época do ano em que decidir visitar Curitiba, você também pode visitar as feirinhas que acontecem na Praça Osório: a de inverno conta com muito quentão e comidas típicas da estação.

Assim como acontece na Feira do Largo da Ordem, você pode aproveitar para fazer uma refeição e visitar as barraquinhas de artesanato, parando para comprar algo para você ou presentear alguém.

  1. Espaços históricos

Durante o passeio a pé, você poderá ver de perto alguns espaços históricos da cidade. No Largo da Ordem, estão o Memorial de Curitiba e a Igreja da Ordem. Se estiver na Rua XV, passe no Bondinho da Leitura, que, anteriormente, era um espaço de recreação para as crianças, mas, hoje, é uma pequena biblioteca.

Além disso, poderá caminhar até a Praça Santos Andrade, onde se encontra um dos prédios da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Solar do Rosário, a Praça Osório, a Praça Tiradentes e a Casa Hoffman são outros exemplos que você poderá conhecer com calma, apenas andando pela cidade. Por último, se escolher tirar fotos no Palacete Wolf, você estará bem perto de uma fonte bastante conhecida na cidade, a Fonte da Memória.

  1. Compras garantidas

Conhecer a cidade é um requisito básico para passear pelo centro de Curitiba a pé, porém, você também terá mais um benefício: fazer compras. Assim, se ainda não surgiu o momento oportuno para pesquisar lembrancinhas, seja para você ou para a família e os amigos, esta será a hora.

Suas compras estarão garantidas, seja nas feirinhas da Praça Osório e do Largo da Ordem ou nas lojinhas que você vai encontrando pela Rua XV de Novembro. Sem contar que você também pode dar uma passada na Praça Rui Barbosa e visitar a Rua da Cidadania.

Ali, estão várias lojinhas de artesanato, acessórios para celulares e tablets, roupas, bolsas e alimentos. Então, já separe aquele dinheirinho que foi reservado para comprar as lembranças da viagem e aproveite.

Estes foram quatro motivos para você deixar o carro de lado e dar uma chance para conhecer o centro de Curitiba a pé. Agora, é só preparar seu roteiro de passeios para a próxima viagem.


Publicado

em

,

por

Tags: