5 cidades do interior de São Paulo que valem a visita

Fáceis de chegar e com boa infraestrutura de turismo, elas têm atrações que vão de aventura à muita sombra e água fresca.

A cidade de São Paulo é uma das mais visitadas de todo o mundo. No entanto, o interior do estado também vem sendo cada vez mais procurado pelos turistas, especialmente por aqueles que querem fugir do estresse dos grandes centros. 

Um dos motivos é que viajar para destinos mais perto de casa está em alta. Outro é que, com a ajuda da viação 1001, é fácil chegar até eles. Além do clima de calmaria do interior, o contato intenso com a natureza está entre os grandes chamarizes destes lugares.

Há dezenas de boas opções para visitar sem sair do estado, com praias, cachoeiras, cavernas e uma boa dose de história. A seguir, listamos cinco destinos que não estão entre os mais procurados, mas que você deveria considerar na próxima vez em que estiver de folga.

Águas de Lindóia

Este é um destino para quem quer relaxar e cuidar da beleza. Localizada na região do circuito das águas, a cidade é uma estância hidromineral, com fontes de águas minerais, naturalmente aquecidas e azuis.

O Balneário Municipal é uma das atrações mais procuradas, pois, além das piscinas, oferece massagens e tratamentos tanto para a pele, quanto doenças como gota, artrite e artrose. Além disso, Águas de Lindóia tem paisagens deslumbrantes, como o Morro Pelado, de onde é possível avistar mais de 100 quilômetros de montanhas.

Boituva

Há apenas 100 quilômetros da capital do estado, a cidade é um dos destinos nacionais mais relevantes para quem pratica o paraquedismo, seja profissional ou iniciante, sendo o cenário ideal para quem quer ver muita natureza lá de cima.

Os voos de balão são outra atração entre as mais procuradas por quem vai a Boituva. Quem gosta de praticar paintball ou rafting também vai gostar de lá. Os parques Eugênio Walter e Egídio Labronici têm rica fauna e flora, sendo perfeitos para caminhadas e piqueniques.

São José do Rio Pardo

O Rio Pardo é uma das principais atrações da cidade, onde Euclides da Cunha escreveu Os Sertões, uma de suas obras mais relevantes. Quem gosta de literatura não pode deixar de conhecer a casa cultural e o recanto, ambos levam o nome do autor.

Por lá, o ecoturismo tem ganhado força, já que a geografia do rio e a natureza preservada são um convite para quem gosta de esportes aquáticos, trilhas, mountain bike, arvorismo e rapel, entre outras atividades ao ar livre.  Esse é um ótimo destino para acampar, com boa infraestrutura nos campings.

Peruíbe

Com algumas das praias mais bonitas e preservadas do litoral Sul, Peruíbe é um ótimo destino para quem quer fugir dos locais mais cheios. Cachoeiras, poços e cascatas também fazem parte do cenário dos mais de 80 mil hectares de Mata Atlântica da Estação Ecológica da Juréia-Itatins.

Há vários roteiros para passeios de barco por praias e lagoas, onde é possível avistar pássaros, passar por mangues, acessar praias desertas, conhecer quedas d’água e se banhar no Rio Perequê. Para quem gosta de história, nas ruínas do Abarebebê, é possível conhecer uma das igrejas jesuítas mais antigas do país.

Eldorado

A Caverna do Diabo, descoberta há mais de 100 anos, é a maior do estado, tendo boa infraestrutura para o turismo, com passarelas, corrimões e iluminação, que tornam o passeio acessível para todas as idades, inclusive para crianças e idosos. 

Ela fica no Estadual do Jacupiranga, que também surpreende por sua rica fauna e flora, além de águas cristalinas, como a Cachoeira de Meu Deus, uma das mais visitadas. Além disso, por lá, é possível visitar fazendas do século passado, um mergulho na história da exploração do ouro na região.


Publicado

em

por