5 destinos para quem adora cachoeiras

O Brasil esconde muitos paraísos de água doce. Se você ama natureza, precisa conhecer os parques dessa lista.

Os místicos dizem que um bom banho de cachoeira ajuda a limpar as energias ruins. Fato é que as águas doces que nascem das pedras têm mesmo o poder de deixar qualquer um renovado, independente da crença.

As cachoeiras são o destino preferido de viajantes que gostam de passeios baratos e de contato intenso com a natureza. Escondidas no meio da mata, a aventura costuma ter início no caminho para chegar até elas, geralmente cercadas de natureza selvagem.

O Brasil é um país privilegiado para quem gosta de água. Além de uma enorme faixa litorânea, tem cachoeiras de norte a sul em seu território. Esse é o seu tipo de programa?

Então, anote aí os lugares que você precisa visitar pelo menos uma vez na vida. O problema é que quem conhece garante que é quase impossível não querer voltar em todos eles.

 

Parque Estadual da Serra de Caldas

A região de Caldas Novas, no interior de Goiás, é mesmo um paraíso para quem gosta de água. Além das famosas águas termais — rio e lagoa naturalmente aquecidos, também existem inúmeras cachoeiras de águas não tão quentes assim.

A maior parte das cachoeiras fica no Parque Estadual da Serra de Caldas, muito procurado pelos amantes do ecoturismo. Por lá, a Cachoeira da Cascatinha e a do Paredão são as mais famosas, com trilhas que não exigem muito preparo físico.

 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Ainda em Goiás, no meio do Cerrado, a Chapada dos Veadeiros é famosa em todo o mundo por suas mais de 30 cachoeiras de águas cristalinas catalogadas, além de vales e jardins naturais, a pouco mais de 200 quilômetros de Brasília.

A Cachoeira dos Cristais, que tem sete quedas d’água é uma das mais visitadas do parque. A Santa Bárbara, que fica no Quilombo Kalunga, tem mais de 30 metros de altura e forma uma piscina natural gigante, é outra das mais famosas. A Cachoeira Loquinhas também se destaca por seu fundo verde-esmeralda.

 

Parque Nacional da Chapada Diamantina

A região de serras da Bahia é outro destino obrigatório para os amantes de cachoeiras. É lá onde nascem vários dos rios do estado, cujas águas brotam do alto das serras, formando quedas deslumbrantes em meio a uma vegetação peculiar, que mistura Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Além delas, a região esconde lagoas, cânions, cavernas e desfiladeiros. Uma das maiores cachoeiras da América do Sul, a Fumaça impressiona com seus quase 400 metros de altura. Encantada, Cristais, Cachoeirão e Fumacinha também estão no top 5 das mais de 30 catalogadas na região.

 

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

A região da Chapada dos Guimarães, a pouco mais de uma hora de carro de Cuiabá (MT), tem mais de 400 cachoeiras, muitas delas ainda desconhecidas. São mais de 60 nascentes de águas cristalinas e 150 quilômetros de paredão, que já podem ser avistados na estrada que leva ao parque.

Dois circuitos são particularmente famosos entre os turistas: o das Cachoeiras e o Caminho das Águas, mas há inúmeras quedas d’água também fora deles. A imponente Véu da Noiva, com mais de 80 metros, e a Cachoeirinha, de fácil acesso, estão entre as mais visitadas.

 

Parque Nacional de Aparados da Serra

Localizado na cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e famoso por seus magníficos cânions, o Parque Nacional de Aparados da Serra também esconde cachoeiras e rios, que deixam o cenário ainda mais impressionante.

Muito procurado por quem gosta de ecoturismo de aventura, o Parque é ótimo para quem curte banhos de cachoeira, mas também rapel, escalada e canoagem. A Rota das Cachoeiras, circuito geralmente feito com guias em caminhonetes 4×4, é uma das mais populares.


Publicado

em

por