decoracao-2

5 dicas de minimalismo para decoração

Tendência internacional de decoração, o minimalismo ajuda a manter os ambientes funcionais

Surgido nos anos 60, na cena criativa internacional, o minimalismo é o movimento responsável pela popularização da máxima “menos é mais”. As artes, a arquitetura e até as ciências humanas foram influenciadas por ele, que se tornou tão popular hoje.

Em especial, na decoração, por meio da leveza e do requinte, o minimalismo contribui para que os ambientes decorados se mantenham sóbrios e funcionais. Cores claras e utilização de móveis básicos são apenas algumas das premissas dessa tendência. Cada vez mais, o minimalismo vem sendo associado ao consumo consciente.

A popularização do movimento nos dias atuais deve-se, principalmente, à disseminação de plataformas de compartilhamento de referência, como o Pinterest e o are.na.

Apesar de ser relativamente fácil encontrar referências minimalistas on-line, alguns princípios a serem seguidos te ajudam a entender como compor a decoração de sua casa utilizando o que você tem a seu dispor. Confira cinco dicas abaixo.

Organização

A regra de ouro do minimalismo é que você, de fato, utilize tudo que tem. Esse deve ser o ponto de partida, principalmente, daqueles que estão reformando ou renovando a decoração após algum tempo. Antes de começar, veja tudo o que você possui na casa e analise o que é utilizado.

Uma mesa extra, que esteja ocupando muito espaço, quadros e outros trabalhos artísticos engavetados há algum tempo ou poltronas que não são utilizadas — tudo isso sai de cena. Os itens que estiverem em bom estado não devem ser jogados fora, pois podem ser doados ou vendidos, o que contribui com a conservação do meio ambiente.

Espaço

Se, por um lado a implementação do minimalismo considera apenas objetos essenciais, por outro, valoriza cada item presente nos ambientes. Exatamente por isso, mantém certa distância entre eles, criando espaço. 

Essa é a dica essencial para manter os ambientes sofisticados, mesmo com poucos elementos. Da mesma forma, isso vai ajudar os cômodos da casa a serem ainda mais funcionais. Isso porque a existência de um objeto não vai interferir na do outro.

Luz natural

Ambientes minimalistas são sempre bem iluminados. Isso porque a claridade dos cômodos de uma residência proporciona uma maior sensação de amplitude do espaço. 

Assim, deixe sempre a luz natural entrar e retire itens da frente de fontes dela, como janelas e varandas. Quem for construir a própria casa, pode pensar nisso já no projeto. Prefira janelas grandes e modelos que utilizem o vidro como material básico.

Cores

Uma vez que espaço e claridade são principais minimalistas, as cores entram em jogo para potencializar ainda mais essas sensações. Tonalidades claras, de maneira geral, refletem a luz, deixando os ambientes ainda mais iluminados. O branco é um curinga do minimalismo.

Engana-se quem pensa que uma casa com todas as paredes brancas é careta. As paredes monocromáticas vão dar destaque a todos os outros objetos de cada um dos ambientes, criando um contraste discreto e elegante. Vale lembrar que existem diversas tonalidades do branco. Assim, vale a pena pesquisar e escolher aquela com a qual você mais se identifica.

Formas geométricas

Móveis com formas geométricas são a cereja do bolo de uma decoração minimalista. Isso porque ambientes espaçosos, iluminados e com cores claras vão fazer deles protagonistas de qualquer cômodo. Apostar nesse tipo de mobília é uma maneira sofisticada de combinar simplicidade e glamour.

Dê preferência para aqueles que têm estruturas aparentes e um aspecto industrial. Isso vai deixar a casa como um todo com o ar ultramoderno, trazendo a sensação de energia e movimento mesmo que a composição dos cômodos seja feita com poucos itens.


Publicado

em

,

por

Tags: