6 cidades entre Rio de Janeiro e São Paulo para quem busca proximidade à natureza

Confira algumas opções para quem curte praia, serra e cachoeira

Quem percorre o trajeto entre as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo com certa frequência pode acabar passando despercebido por lugares exuberantes e riquíssimos em belezas naturais. Viajando com a Cometa, por exemplo, você já deve ter passado por alguns locais que nunca imaginou visitar.

Conhecer os arredores pode trazer à tona uma possibilidade muito mais ampla e surpreendente de novos roteiros. Quem quer fugir da correria das cidades grandes, por exemplo, tem diversas opções de lugares que ficam entre a capital carioca e a paulistana, mas que, por vezes, passam despercebidos.

Se você está querendo um convívio com a natureza, os lugares a seguir, com certeza, vão te propiciar isso e muito mais.

 

Contato com a natureza

No cotidiano corrido, cada vez mais, as pessoas têm perdido a oportunidade de apreciar as belezas naturais que existem em cada lugar. Essa missão é ainda mais difícil para quem vive em grandes centros urbanos, bombardeados pela poluição e pela loucura diária do trânsito.

É vivendo nessa realidade corrida que muita gente acaba sentindo falta de um contato mais próximo com a natureza, seja por meio de um banho de mar, de cachoeira ou de rio, uma caminhada por lugares arborizados ou ainda uma escalada em uma serra para apreciar a beleza de um pôr do sol.

Muitas vezes, é saindo do nosso lugar-comum que a gente passa a valorizar mais esses pequenos deslumbramentos que só o contato com a natureza é capaz de nos oferecer. 

Quem vive na região entre Rio de Janeiro e São Paulo, agora, confere dez motivos a mais para viajar, tendo essa experiência de forma única e muito especial. 

 

Campinas (SP)

Localizada a 98 km de São Paulo, Campinas é conhecida como uma cidade grande com “jeito de interior”. Apesar de a urbanização, o lugar preserva muitos aspectos naturais que podem ser apreciados em locais como o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e o Parque Ecológico da Cidade Universitária.

Além desses parques, a cidade possui a chamada Pedreira do Chapadão, uma área antiga, com paredões de pedra rodeados por 130 mil metros quadrados de espaços verdes, e a Lagoa do Taquaral, onde é possível fazer passeios de pedalinho.

 

Paraty (RJ)

Tanto quem gosta de praia, quanto os amantes de trilha, vão adorar visitar a cidade de Paraty, que abriga tudo isso e muito mais. Além das belezas naturais, é um destino para quem curte passeios históricos, servindo como uma espécie de volta no tempo. Não é a toa que Paraty já foi cenário de novelas e filmes nacionais.

 

Petrópolis (RJ)

Outro município marcado pela história é Petrópolis, conhecido como uma cidade imperial, que já abrigou a casa de veraneio de Dom Pedro II. Além disso, o local é uma das sedes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, passeio indicado para quem busca aventura.

A beleza dessa cidade serrana faz com que ela seja um dos destinos mais procurados por quem deseja conciliar tranquilidade e charme ao mesmo tempo.

 

Guaratinguetá (SP)

Um dos mais importantes municípios da região do Vale do Paraíba, Guaratinguetá fica localizado a 163 km da capital paulista e chama atenção pelo turismo religioso, já que é de lá que vem Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.

Na cidade, vale a pena conhecer o Parque Ecológico Anthero dos Santos, bem como o bairro do Gomeral, localizado na divisa entre Guaratinguetá e Campos do Jordão, no alto da Serra da Mantiqueira. Para quem gosta de cachoeiras e trilhas, essa é a opção ideal.

 

Ubatuba (SP)

Referência de praias de águas cristalinas, Ubatuba fica localizado no litoral Norte paulista. A vegetação de floresta tropical do Parque Nacional da Serra do Mar rodeia a cidade, criando a combinação perfeita entre o verde e o azul.

Destaque para o centro de visitantes com tanques de tartarugas do projeto Tamar para o Aquário de Ubatuba, opção para quem deseja conhecer melhor a vida de animais marinhos.

 

Taubaté (SP)

Terra do escritor Monteiro Lobato e do cineasta Amácio Mazzaropi, o município de Taubaté também é conhecido como a capital da literatura infantil. A cidade abriga vários museus que valorizam a cultura regional, sem falar da versão original do Sítio do Picapau Amarelo.

Outros pontos turísticos da cidade são as cachoeiras, como a Cachoeira do Caipira, de fácil acesso, e a Cachoeira da Pedra Grande, com trilha de dificuldade moderada. Ambas opções são um verdadeiro colírio para os olhos.


Publicado

em

por