Acessibilidade: conheça a função “ditado” e suas principais vantagens

A ferramenta converte mensagens de voz em textos e se torna muito importante para ampliar a inclusão digital.

A inclusão digital se tornou um dos imperativos dos últimos tempos. A popularização da internet em escala global transformou essa inclusão em uma ferramenta essencial para diferentes atividades, desde comprar comida no supermercado, procurar emprego até conhecer novas pessoas e criar um negócio.

Nesse contexto, cresce a demanda por mecanismos que permitam a inclusão digital do maior número de indiv. Um exemplo disso é a criação da função “ditado” nos smartphones, permitindo que portadores de diferentes deficiências possam usar o aparelho sem complicações.

A inovação trazida por essa função é transformar mensagem por som em textos. Isso traz rapidez e comodidade não só para o público portador de deficiências, mas para todos que estão em situações em que não há tempo para digitar a mensagem. Quem nunca passou por isso?

Como funciona

Como o próprio nome diz, a função ditado permite ditar textos. Para utilizá-la, acesse o aplicativo em questão e abra o teclado, como se fosse escrever um texto. Repare que, logo abaixo do botão “enviar”, existe um pequeno ícone de microfone.

Clique neste ícone e comece a falar a mensagem em voz alta. A conversão do áudio em texto será feita automaticamente, enquanto o ícone estiver acionado. Se você não gostou do texto ou percebeu alguma informação errada, pode apagá-la, como faria se o texto fosse escrito. 

Alguns aplicativos do sistema operacional Android ainda oferecem a opção de bloquear ou ocultar palavras ofensivas (muito importante em ocasiões profissionais). A função ditado também traduz risadas,  tornando as mensagens mais espontâneas.

Ao terminar de ditar a mensagem, basta clicar no botão “enviar” e pronto! Se precisar enviar mensagens em outros idiomas, acesse as configurações do teclado e clique no pequeno globo ao lado da barra de espaço. Em seguida, escolha a língua desejada e comece a ditar a mensagem que deseja enviar.

Vantagens

A primeira vantagem é que enviar mensagens e se comunicar com outras pessoas tornou-se algo mais prático e fácil. Pessoas com diferentes tipos de deficiência também podem enviar mensagens de forma autônoma. Além disso, essa função está presente em diferentes sistemas operacionais (como o Android e o IOS).

Outro ponto é que, diferente das mensagens de voz, os conteúdos transformados em texto permitem ao usuário revisá-los antes do envio, corrigindo possíveis erros ortográficos e selecionando palavras mais adequadas. Esse recurso é estratégico em diferentes ocasiões: desde mensagens trocadas com seu gestor até conteúdos compartilhados com flertes.

Para as empresas de aplicativos e programas, a função ditado é bastante interessante, já que aumenta o público que pode acessar os seus serviços. Uma pesquisa feita pela Click-Away Pound calculou que varejistas do Reino Unido perderam £11,75 bilhões em 2016, porque pessoas com deficiência não puderam comprar seus produtos on-line.

O desenvolvimento de ferramentas inclusivas aumenta não só o lucro das empresas, mas também consolida a imagem delas no mercado em relação aos concorrentes. É comum que as pessoas busquem apoiar empresas que compartilham de suas crenças e valores (e as recomendem para amigos e familiares).

Um equívoco comum é pensar que apenas pessoas portadoras de deficiência se beneficiam dessa ferramenta. Na verdade, há inúmeras profissões que se utilizam da função ditado, como ocorre com jornalistas (que podem usá-la para produzir textos de forma rápida e simultânea ao acontecimento de fatos). 

Qualquer que seja a situação em que você utilize a função ditado, é bom sempre conferir não só se a grafia das palavras está correta, mas também se as frases formuladas estão bem escritas e têm sentido.


Publicado

em

por