Alt text: como a otimização de imagens impacta na acessibilidade do site

Foco no usuário mobile e fatores de ranqueamento elevam a importância do atributo.

Há pouco mais de uma década o acesso à internet por smartphones ainda era uma aposta que caminhava aos poucos, hoje, grande parte dos acessos são feitos por dispositivos móveis. A otimização de imagens para SEO acompanhou esse processo, e se antes era uma das menos consideradas na estratégia, hoje ocupa um papel fundamental nesse pilar.

O Alt text nada mais é do que um atributo de imagens, que ajuda os buscadores web, como o Google, a entenderem do que ela se trata, e mais recentemente, a considerarem o site como mais relevante ou não para um determinado assunto. 

Com o aprimoramento de funcionalidades dos buscadores, como o Google Images, esse modo de otimização passa a ser essencial no ranqueamento, além de contribuir para a navegação de usuários que requerem recursos de acessibilidade. 

Alt text: o SEO para imagens

Quem trabalha com marketing digital, e mais especificamente com SEO, está bem familiarizado com o conceito de palavras-chave. Elas servem para mostrar aos buscadores sobre o que seu conteúdo está falando, através das palavras, links e estrutura da página.

Porém, os buscadores ainda não conseguem ler de fato as imagens, sendo necessário um complemento para que eles consigam mapear e mostrar conteúdos relevantes aos usuários. 

Dessa forma, o alt text funciona como uma palavra-chave específica para imagens. É através dele que o Google complementa a relevância de uma página, assim como montar a sua galeria de imagens conectadas com aquele assunto.

O futuro da internet é mobile

De acordo com uma pesquisa realizada pelo CGI (Comitê Gestor da Internet, no Brasil) em 2019, 58% dos brasileiros já acessam a internet exclusivamente pelo celular. Isso vai de encontro com inúmeras pesquisas que apontam que os dispositivos móveis estão se integrando cada vez mais ao cotidiano das pessoas. 

A chegada do 5G, inclusive, que promete uma revolução nas comunicações com a internet das coisas, tem muito a ver com isso. E quanto mais dispositivos conectados, maior a necessidade que eles atendam de forma integral diferentes demandas.

Experiência do usuário 

A importância do mobile na navegação já começa a interferir como as estratégias dentro e fora dos sites acontecem. Um exemplo disso são as recentes atualizações do Google, que passam a considerar não só relevância de conteúdo e scores, como a completa experiência do usuário nas páginas. 

Isso vai desde a disponibilidade de versões das páginas para celulares e tablets, como a existência dos aplicativos. Isso rende outro assunto completo, mas já existe uma forma de otimização voltada apenas para lojas de aplicativos, o chamado ASO (App Store Optimization).

Acessibilidade integrada

Não é de hoje que os smartphones possuem recursos de acessibilidade, e com as melhorias feitas nos assistentes virtuais (Siri, OK Google e Alexa), eles oferecem cada vez mais, experiências ricas para pessoas com necessidades específicas.

Mas voltando ao alt text: no que ele interfere na acessibilidade do seu site e na experiência dessas pessoas? 

Se tomarmos como exemplo as pessoas com algum nível de perda visual, podemos fazer um paralelo com os próprios buscadores. Como ambos não visualizam imagens, o alt text funciona como um intérprete do que determinada foto, ilustração ou informação visual está indicando. 

No caso dos buscadores, é usado o alt text para fornecer ao usuário o resultado de uma busca. No caso das pessoas com menor habilidade de visão, o alt text pode ser interpretado e lido em voz alta pelos assistentes virtuais presentes nos celulares. 

Portanto, o alt text não só é uma ferramenta poderosa de otimização e ranqueamento, como também, contribui diretamente para um maior alcance a diferentes públicos do seu conteúdo. Além de beneficiar e muito a experiência do usuário, que lembre-se, também conta como item essencial de ranqueamento para desktop e mobile.


Publicado

em

por