A artrite reumatoide (AR) é uma doença auto-imune em que o corpo ataca o tecido das articulações, causando inflamação articular crônica. Embora afete principalmente as articulações, também pode causar inflamação de órgãos, como pulmões, olhos, pele e coração.
Pessoas com AR podem experimentar um aumento nos sintomas – erupções chamadas – que podem durar dias ou semanas. Eles também podem ter períodos de remissão onde eles têm poucos ou nenhum sintoma. Não há cura para a artrite reumatoide, mas os medicamentos podem parar a progressão da doença e aliviar os sintomas.

Fatores de Risco
De acordo com a Fundação de Artrite, a artrite reumatoide afeta cerca de 1,5 milhão de pessoas na América. As mulheres desenvolvem a doença duas a três vezes mais que os homens, e os sintomas nas mulheres tendem a aparecer entre 30 e 60 anos, enquanto os sintomas se desenvolvem mais tarde. para homens. Também pode haver uma base genética para a doença. O tabagismo e a periodontite também são fatores de risco.
Causas
A causa exata da AR permanece desconhecida, mas vários fatores de risco foram identificados. As mulheres são diagnosticadas com AR mais frequentemente, e suspeita-se que o estrogênio possa ter um papel. Vários estudos demonstraram que existe um componente genético para o desenvolvimento da AR. O tabagismo parece aumentar o risco de desenvolver a doença. A exposição ocupacional a certas poeiras, como sílica, madeira ou amianto, também pode levar a um risco maior de desenvolver a doença. Acredita-se que possa haver uma causa infecciosa viral ou bacteriana da AR, mas que ainda está sendo estudada.
Sintomas
Além dos sintomas marcantes das articulações e músculos inchados, dolorosos e rígidos, os pacientes com AR também podem apresentar outros sintomas.
Outros sintomas da artrite reumatóide
- Fadiga
- Febre baixa
- Falta de energia
- Perda de apetite
- Bumps sob a pele (nódulos reumatóides)
- Falta de ar devido a inflamação ou dano aos pulmões
- Rouquidão
- Problemas oculares
Além destes sintomas, a rigidez muscular e articular da artrite reumatoide é geralmente pior de manhã ou após longos períodos de inatividade.

Tratamento
Enquanto não houver dieta especial, as pessoas com artrite reumatoide devem seguir, uma dieta saudável e balanceada é sempre recomendada, e alguns alimentos podem ajudar a aliviar a inflamação.
- Os ácidos graxos ômega-3 encontrados no óleo de peixe podem oferecer benefícios anti-inflamatórios, de modo que peixes como arenque, cavala, truta, salmão e atum podem fazer parte de uma dieta saudável. Se você optar por tomar suplementos de óleo de peixe, verifique com seu médico para a dosagem adequada.
- Fibra extra de frutas, vegetais e grãos integrais pode resultar em uma proteína C-reativa (CRP) mais baixa no sangue. Altos níveis de PCR indicam inflamação.
- A vitamina D pode ajudar a diminuir o risco de AR nas mulheres. Ovos, pães fortificados e cereais e leite com baixo teor de gordura contêm vitamina D.