Autismo e saúde mental

O que é autismo?

O autismo é uma condição neurodiversa que afeta a maneira como você pensa e responde ao mundo ao seu redor. É uma condição do espectro, o que significa que afeta as pessoas de maneiras diferentes. Às vezes é chamado de Transtorno do Espectro Autismo (TEA) ou uma “deficiência de desenvolvimento”. Você também pode ouvir o termo ‘síndrome de Asperger’, mas os médicos não diagnosticam mais isso.

Não está claro o que causa o autismo e muitos especialistas acreditam que não é causado por apenas uma coisa. Pode afetar pessoas da mesma família, então os pesquisadores acham que os genes podem desempenhar um papel. Mas eles precisam de mais evidências sobre isso. O autismo não é causado por vacinas ou pela forma como alguém foi criado.

Se você é autista, pode experimentar as coisas de maneira diferente das pessoas não autistas. Por exemplo, você pode:

  • Interajir com as pessoas de forma diferente. Isso não significa que você não possa fazer amigos ou ter relacionamentos positivos. Mas você pode precisar de ajuda para entender a linguagem e o comportamento de pessoas não autistas. Por exemplo, você pode achar difícil entender o sarcasmo ou frases como “é um passeio no parque”.
  • Têm diferentes necessidades sensoriais. Por exemplo, você pode achar luzes brilhantes, ruídos altos ou cheiros fortes avassaladores.
  • Precisa de mais consistência e rotina. Você pode achar difícil lidar com novas situações e precisar de algum apoio para ajudá-lo a saber o que esperar. Você pode achar reconfortante as atividades repetitivas e a rotina. E mudanças nas rotinas podem ser difíceis.

É importante que as pessoas lhe dêem o apoio certo para ajudá-lo a viver da maneira que deseja. Você pode precisar de muito pouco apoio ou pode precisar de alguma ajuda, por exemplo, de um cuidador.

Como o autismo e a saúde mental estão relacionados?

O autismo não é um problema de saúde mental. Mas se você é autista, é mais provável que tenha um problema de saúde mental. clinica de autismo brasilia podem te ajudar com esses problemas.

Você também pode experimentar outras condições, como:

  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
  • Dificuldades de aprendizagem, como dislexia

A pesquisa sugere que muitas pessoas autistas também têm um problema de saúde mental, como depressão ou ansiedade. Existem muitas razões possíveis para isso, incluindo:

  • Atitudes negativas de outras pessoas. Pessoas não autistas podem não entender ou aceitar suas diferenças. Você pode ser mais propenso a experimentar estigma, discriminação, trauma e solidão. Todas essas experiências contribuem para problemas de saúde mental.
  • Diferenças na interação com o mundo. Você pode ter que navegar por lugares que não atendem às suas necessidades sensoriais, de processamento ou de comunicação. Por exemplo, você pode achar o transporte público estressante ou ter dificuldade com ligações telefônicas e alguns tipos de formulários.
  • Diagnóstico errado. Algumas experiências de autismo se sobrepõem a sintomas de problemas de saúde mental. Isso pode significar que experiências de autismo são confundidas com problemas de saúde mental. O diagnóstico incorreto pode dificultar a obtenção da ajuda certa. E isso pode contribuir para o estresse, ansiedade e depressão.
  • Barreiras para apoiar. Pode ser difícil obter o apoio certo, tanto para o autismo quanto para os problemas de saúde mental. Por exemplo:
  1. Pode levar muito tempo para obter um diagnóstico de autismo, especialmente quando adulto.
  2. Os serviços de saúde mental e assistência social podem não entender a melhor forma de apoiá-lo.
  3. Algumas pessoas nos dizem que os serviços não se responsabilizam por seus cuidados e você pode ser repassado entre diferentes serviços. Essas barreiras podem afetar sua saúde mental.

Publicado

em

por

Tags: