tratamento testosterona

Baixo testosterona também afeta a saúde

Quando os homens atingem sua quinta década, sua testosterona, a responsável pela libido do homem pode começar a diminuir cerca de 1% a 1,5% ao ano, todos os anos. Isso pode não parecer muito, mas com o tempo, o declínio pode ter consequências desagradáveis ​​em alguns homens, e posteriormente, para o casal.

Os níveis de testosterona nos homens começam a diminuir na meia-idade – e isso pode afetar a libido, o humor e a saúde geral. O que fazer para melhorar?

Para a maioria dos homens com sintomas, a baixa testosterona é fácil de tratar e, na maioria dos casos, a medicação pode aumentar a testosterona de volta ao normal e melhorar muitos de seus sintomas.

Apesar de alguns homens não procurar ajuda, a sua parceira pode lhe dar um puxão de orelha para que ele procure um médico o quanto antes. Em muitos casos a baixa testosterona afeta a vida sexual do casal, e o homem fica envergonhado de procurar um médico, isso pode ser realmente constrangedor.

Como é o tratamento

tratamento testosterona

O tratamento vem em muitas formas: injeções de testosterona administradas a cada uma a três semanas; tratamentos com géis aplicados todos os dias ou comprimidos “bucais” de 12 horas colocados entre as gengivas e o lábio superior, onde se dissolvem lentamente.

O mais novo tratamento, é o implante subcutâneo (sob a pele). Uma vez no lugar, eles vão manter os níveis de testosterona do homem por até seis meses.

Existem potenciais efeitos colaterais comuns a todas as terapias de reposição de testosterona. Se você sofre de apneia do sono, por exemplo, aumentar sua testosterona pode piorá-lo.

A longo prazo, a terapia com testosterona pode ter um impacto na próstata. Embora não haja uma relação clara entre o tratamento com testosterona e o câncer de próstata, o aumento da testosterona pode acelerar o crescimento normal de sua próstata, uma condição relacionada à idade chamada hiperplasia benigna da próstata. Um aumento da próstata pode dificultar a micção e pode levar a infecções da bexiga.

Quando afeta a relação íntima

Quando a testosterona está em declínio e a relação sexual é problemática, você pode encontrar outras maneiras satisfatórias de ser sexualmente íntimo. Alguns suplementos e cremes podem ajudar momentaneamente, até que o tratamento correto seja iniciado.

O psicológico ajuda bastante também, veja mais dicas:

  • Encorajando com palavras: Deixe-o saber que você o ama independentemente, isso o deixa mais seguro.
  • Experimente alguns brinquedos: Sexo deveria ser divertido. Apenas certifique-se de que ele saiba que nenhum brinquedo pode substituí-lo.
  • Experiência: Faça disso uma oportunidade de experimentar coisas novas e ampliar suas ideias sobre o que lhe dá prazer.

Porém nunca se esqueça que deve procurar primeiramente um médico para analisar cada caso de perto. Mantendo uma boa dieta e uma vida saudável com exercícios físicos regularmente irá ajudar a manter os níveis de testosterona saudáveis.


Publicado

em

, , ,

por

Tags: