Bolsas de estudo: confira os cursos que concedem descontos

A maioria dos estudantes, ao concluírem o ensino médio, têm como objetivo ingressar em uma universidade. Para isso, estudam durante o ano letivo todo e ao final fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e diversos vestibulares para conseguirem, como primeira opção, passar em uma instituição pública.

Para quem não tem condições de arcar com o valor total dos custos de uma universidade, concorrer às seleções de bolsas de estudo e participar de programas de incentivos podem ser uma solução. 

Ingresso na universidade

Nas universidades federais, o ingresso é, em sua maioria, feito pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou então por vestibular próprio. Já nas universidades particulares e comunitárias, normalmente, o ingresso é feito somente por vestibular próprio.

A boa notícia é que a maioria das instituições de ensino particulares e comunitárias oferecem bolsas de estudos em diversos cursos de graduação. Além disso, os alunos podem também se candidatar para concorrer às bolsas do Prouni e do Fies.

Prouni 

O Programa Universidade para Todos (Prouni), desenvolvido desde 2004, oferece bolsas de estudos em universidades particulares de todo o Brasil. 

Os processos seletivos do ProUni são realizados no primeiro e no segundo semestres. Para se cadastrar, basta acessar o site do programa e, em seguida, escolher a instituição e curso de interesse.

No ProUni, as bolsas de estudos podem ser integrais ou parciais. As bolsas de estudo integrais são destinadas para os candidatos que têm renda familiar de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas de estudo parciais, para aqueles possuem renda de até três salários mínimos. 

Como participar?

Para participar do ProUni e concorrer às bolsas de estudo, é necessário que os candidatos tenham feito o último ENEM e tenham conseguido uma média de 450 pontos em todas as provas e sem zerar a redação.

Como requisitos fundamentais, os candidatos também devem ter estudado ao longo da sua formação em alguma escola da rede pública de ensino ou então pode ter estudado em escola particulares, desde que tenha sido como bolsistas. 

O programa é voltado também para pessoas com deficiência e professores da rede pública.

FIES

O Programa de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001. Dessa forma, o FIES proporciona condições facilitadas de pagamento, a juros baixos do governo federal.

O programa do FIES pode ser solicitado em praticamente todos os cursos de graduação, desde que sejam presenciais. No entanto, para poder oferecer vaga no programa, um dos pré-requisitos mais importantes é que os cursos tenham qualidade reconhecida pelo MEC. Afinal, todos os diplomas obtidos com ajuda do FIES têm validade e são reconhecidos no mercado trabalho.

Como participar?

Para solicitar o auxílio do FIES, também é necessário que os candidatos tenham feito o ENEM – vale qualquer exame a partir de 2010 – e tenham conseguido uma média de 450 pontos em todas as provas e sem zerar a redação. Além disso, como critérios obrigatórios, os candidatos devem apresentar renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

A escolha das vagas de financiamento do FIES é feita por meio de um processo seletivo que, dependendo do curso, pode ser bem concorrido. Como critério de escolha prevalece a nota do ENEM e são contemplados aqueles candidatos que obtiveram a nota mais alta.

Bolsas de estudos na universidade particular

As bolsas de estudos são voltadas aos candidatos que não têm condições financeiras para arcar com os valores de uma universidade particular. Em alguns casos, para concorrer à seleção, é exigido que o inscrito apresente documentos comprobatórios, além das suas notas durante o ensino fundamental e médio, e passe ainda por provas.

Entretanto, em outras universidades, a seleção é mais fácil e, para participar, basta fazer a pré-matrícula e, assim, garantir o desconto nas mensalidades da universidade ou a gratuidade do curso de graduação.

Universidades que oferecem bolsas de estudo

Algumas universidades particulares contam com os seus programas próprios de auxílio aos estudantes que querem ingressar na universidade. 

A Estácio é uma delas. A universidade está presente em mais de 90 unidades e mais de 190 polos distribuídos no Brasil e para auxiliar os estudantes, a instituição participa do FIES e, além disso, possuem o programa PAR – Parcelamento Estácio, oferece seguro educacional e outros programas de concessão de descontos.

No programa PAR, por exemplo, o aluno pode iniciar a graduação pagando somente 30% da mensalidade nos dois primeiros períodos e parcelando o restante sem juros e sem necessidade de apresentar fiador.

Já no programa de Diluição Solidária da Estácio (DIS), o aluno pode escolher o seu curso e iniciar os seus estudos pagando R$ 49,00 no primeiro mês.  Após, a diferença do valor integral dessa mensalidade é dividida em parcelas diluídas até o fim do curso.


Publicado

em

por