Chá de casa nova: itens que não podem faltar na sua lista

Caprichar na escolha das roupas de cama é o melhor caminho para a composição de um lar aconchegante.

Mudar de casa é sempre um capítulo à parte em nossas vidas. Muitas coisas e diferentes níveis de complexidade envolvem este evento e seria impossível listar todos de uma só vez. 

Mas se tem um lugar que não podemos deixar como segundo plano é o nosso quarto. Em especial as roupas de cama, afinal, elas serão as primeiras coisas a participarem dos nossos dias e também as últimas.

Então, listamos as principais peças para você ter em mente quando for montar seu enxoval. Para que suas escolhas sejam as melhores possíveis, vamos conhecer um pouco mais sobre os itens, tecidos, características e cuidados. Um bom dia começa com uma boa noite de sono.

Por onde começar?

Melhor do que a sensação de despertar revigorado, só o prazer em poder se jogar sobre uma cama cheirosa e macia depois de um dia cansativo. Para que sua cama esteja sempre assim, é preciso caprichar nas escolhas.

Tamanhos

Antes de pensar em estética e tecidos, é preciso se atentar às dimensões do seu colchão e cama. Em geral, as medidas encontradas no mercado são:

  • Solteiro: 0,88m x 1,88m;
  • Casal: 1,38m x 1,88m;
  • Queen size: 1,58m x 1,98m;
  • King size: 1,93m x 2,03m;

Vale muito a pena conferir esses números (inclusive a altura do colchão) porque as dimensões podem variar de acordo com a marca e até mesmo o tipo. 

A embalagem pode identificar “cama de casal”, mas as medidas podem ser diferentes da sua cama. A escolha dos tamanhos tem impacto direto no uso dos produtos, tanto no encaixe dos lençóis de elástico, por exemplo, quanto no caimento dos modelos sem elástico.

Tecidos

Escolher as peças mais bonitas é importante para o aspecto visual, mas nada adianta ter uma cama linda e desconfortável. Então, vale a pena entender as características de cada material e, sempre que possível, tocá-los e senti-los na pele.

Não existe uma regra absoluta para compor as roupas de cama, porém, algumas delas são praticamente obrigatórias, como lençóis, fronhas, cobertores e edredons. Elas ainda podem englobar mantas, colchas e almofadas.  

A maciez da roupa envolve tanto o tecido escolhido quanto a sua trama. Quanto mais fios a trama tiver, mais macio será o tecido.

Algodão

Por mais que o tempo passe e a indústria têxtil cresça em opções, o algodão continua no posto de queridinho do público. E não é apenas por tradição. O algodão é natural, versátil, resistente e muito confortável. O resultado é de muita maciez.

Microfibra

A microfibra tem se popularizado cada vez mais na escolha do público. Apesar de sintético, que pode ser poliamida ou poliéster, o tecido ganhou seu espaço por sua resistência, maciez e qualidade antialérgica. 

Este material proporciona uma boa troca térmica, aquecendo sem exageros. Assim, ele  pode ser encontrado em edredons, cobertores e mesmo mantas.  

Percal

Unindo os traços de tendência e versatilidade, as peças de percal podem ser puras ou mistas, e essa flexibilidade influencia preço e manutenção.

Quando misto, a composição é de 50% algodão e 50% poliéster. O que significa preço mais baixo e facilidade em passar e mantê-la bonita e convidativa. Já quando a escolha é pura, as vantagens mudam para maior durabilidade e maciez. É a melhor opção para as temporadas mais quentes.

Outros tecidos

Nossa seleção não poderia deixar de fora a seda, o cetim e o linho. Embora tenham perdido um pouco a preferência, a seda e o cetim continuam proporcionando elegância e retenção de calor. Inclusive, são tecidos que devem ser evitados em regiões quentes e abafadas. 

O ideal para esses materiais é optar por lençóis ou colchas de pelo menos 150 fios, a fim de garantir um toque mais agradável. Na contramão, as roupas de cama de linho são ideais para climas mais quentes, pois dão uma sensação de frescor e conforto.

Travesseiro 

Caprichar na escolha do travesseiro também influenciará na qualidade e conforto do seu sono. Enquanto um travesseiro ruim poderá causar dores, dormências e desconforto, o travesseiro ideal terá encaixe perfeito no pescoço, contornando a forma da sua cabeça.

Algumas condições vão mudar ligeiramente de acordo com a posição que você dorme. Lateralmente, ele deve apoiar a curva do pescoço enquanto sustenta a cabeça, coluna e o próprio pescoço. De costas, deve proporcionar apoio à sua curva lateral, também apoiando todos os membros, inclusive os ombros.

Travesseiros de poliéster duram menos, enquanto os de látex têm maior duração. Assim, dependendo da qualidade e o modelo do seu, ele deve ser trocado num período entre dois a quatro anos.


Publicado

em

por