cidades baianas

Confira as cidades baianas que estão reabrindo serviços turísticos

Como um dos principais destinos procurados por turistas nacionais e estrangeiros, a Bahia organiza a reabertura de hotéis e restaurantes a partir do mês de julho.

A Bahia é um dos principais destinos de turistas no Brasil, sejam eles estrangeiros ou brasileiros. De acordo com o Governo Estadual baiano, o estado recebeu 2,3 milhões de turistas no carnaval de 2020, que se distribuíram em Salvador ou nas praias mais ao Sul do estado, como Itacaré, Cumuruxatiba e Ilhéus.

Nesse contexto, a quarentena significou um verdadeiro baque para a economia baiana de modo geral, já que o turismo não envolve somente hospedagem, mas também provê boa parte da receita de bares, restaurantes, museus, feiras de rua e serviços de guia para os turistas.

Uma pesquisa divulgada pela operadora de viagens CVC Brasil, em junho, mostrou que Salvador é o segundo destino mais procurado pelos turistas que pretendem viajar após a pandemia. Assim, antes de comprar a sua passagem para a Bahia na Águia Branca, veja como está sendo a retomada de serviços turísticos no estado.

Reabertura de hotéis em julho

Considerada uma das cidades com maior população negra fora do continente africano, Salvador é um dos locais mais visitados por turistas estrangeiros no Brasil. Dona de um dos carnavais de rua mais conhecidos do mundo, Salvador prevê a reabertura de hotéis em julho.

A partir de 1 de julho, o aeroporto de Salvador, principal entrada de turistas na Bahia, também vai ampliar sua operação diária para 20 voos e incluirá cinco novos destinos: Vitória da Conquista (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Vitória (ES). Além disso, está previsto que 75% dos hotéis da capital baiana também reabram na mesma data.

Iniciativas para retomar turismo

As autoridades da cidade também vêm elaborando iniciativas para retomar o turismo durante a quarentena. Uma delas é o Selo Verificado, criado para estabelecimentos turísticos.

O Selo funciona como uma notificação de que determinado local foi submetido a protocolos sanitários que o tornam apto para receber turistas de forma segura, sem colocar visitantes, trabalhadores do setor ou habitantes em risco.

Entre as medidas de proteção previstas, estão a disposição de álcool em gel, o uso obrigatório de máscaras por todas as pessoas que circularem no interior do estabelecimento de hospedagem e a redução de pessoas, a fim de respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre elas.

Centro de Recuperação do Turismo

Outra iniciativa será a criação do Centro de Recuperação do Turismo, cuja inauguração está prevista para o mês de julho. O intuito é que esse espaço seja destinado a micro e pequenos empresários do setor, que enfrentaram dificuldades durante a pandemia.

Entre os serviços oferecidos, estão o coworking, garantindo espaço físico para os que fecharam as portas, e postos de bancos, que oferecerão acesso a crédito. Inicialmente, os encontros ocorrerão virtualmente, para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus. Posteriormente, poderão ocorrer encontros presenciais, assim que o governo estadual autorizar.

Regra para a retomada em Porto Seguro

Outro destino bem famoso procurado por turistas é a cidade de Porto Seguro, situada no Sul da Bahia. Com uma economia fortemente sustentada pelo turismo, a região prevê a reabertura de serviços de hospedagem e gastronomia no dia 15 de julho.

Autorizada pela prefeitura da cidade, a reabertura prevê o cumprimento de protocolos sanitários a fim de evitar o aumento de contaminação pela COVID-19. Em julho, esses estabelecimentos deverão operar com 50% de sua capacidade, porcentagem que aumentará para 70% em agosto e 100% em outubro.

Também estão previstas regras sobre o distanciamento entre pessoas que permanecerem no interior desses estabelecimentos, bem como a disponibilização de álcool em gel e o uso obrigatório de máscaras de proteção facial.

cidades baianas


Publicado

em

por

Tags: