Ciência de dados: conheça a profissão do futuro

O cientista de dados segue sendo a profissão do futuro. O motivo está na análise minuciosa da quantidade de informações que geramos e recebemos todos os dias. Pois é exatamente o profissional da área de ciência de dados que trata de filtrar e conseguir informações relevantes.

Você já deve ter parado para pensar que todas as ações do seu dia podem ser transformadas em dados. Quanto tempo você leva para chegar ao trabalho, a carga de calorias gasta no dia, suas mensagens nas redes sociais. Tudo isso pode ser analisado.

É aí que entra o profissional de ciência de dados. Ele analisa e interpreta essa enormidade de conteúdo para transformar esses números aparentemente sem relevância em informações valiosas.

Existem diversos segmentos de empresas interessadas nesses números. Reunir dados e organizar informações é uma ferramenta valiosa para quem deseja vender algum produto ou apresentar alguma solução para a vida das pessoas.

 A necessidade de se qualificar

Mesmo que a área seja promissora, disponibilizando bons salários e com um número alto de vagas a serem preenchidas, a mão de obra qualificada ainda faz falta.

O interessado em trabalhar com ciência de dados precisa ter em mente que irá lidar com data science, visualization, big data, inteligência artificial e machine learning.

O que ainda está um tanto desorganizado é de onde surgem os profissionais que irão trabalhar com ciência de dados. Visto que o profissional de ciência de dados precisa ter uma série de habilidades que pode ser encontrada em diversos cursos como matemática, física, engenharia, jornalismo e outros que também conseguem atuar nesse ramo.

Entretanto, o ideal é ser um especialista. E para se especializar nada melhor  do que um curso voltado totalmente para as necessidades do mercado e oferecendo as ferramentas necessárias para o profissional se destacar.

Visto que o curso de ciência de dados é relativamente novo no Brasil, muitos profissionais que atuam na área acabaram se formando em Sistemas de Informação ou buscaram estudar somente por alguns cursos de livro.

Como é o curso de ciência de dados

A Quarta Revolução Industrial também chamada de Revolução 4.0 já está em andamento. A nova fase da humanidade que se aproxima aposta em tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

Uma parte da revolução 4.0 está associada ao que se chama genericamente de inteligência artificial, onde as ferramentas do campo de ciência de dados atuam. Como um dos pilares dessa nova era, a ciência de dados evolui em ritmo vigoroso devido à crescente demanda por profissionais qualificados, capazes de transformar dados em conhecimento.

O curso de dados oferece a oportunidade de o estudante adquirir conhecimento sobre Introdução ao R e à Ciência dos Dados, Inferência Estatística e Bayesiana, Introdução a SQL e Python e Machine Learning.

Depois de formado, o profissional terá a capacidade de analisar e apresentar grandes quantidades de informação que são cruciais para a sobrevivência de empresas e que também podem ser utilizados para trazer novos produtos.

Pensando no futuro que parece estar cada vez mais próximo, esse profissional irá trabalhar através de máquinas e algoritmos inteligentes colocados à disposição do ser humano, facilitando a vida cotidiana ou a vida empresarial.

Portanto, devido às inovações tecnológicas, esse profissional deve ser capaz de orientar os líderes na tomada de decisões estratégicas.

Por que escolher o curso de Ciência de Dados

Caso você possua interesse em utilizar as técnicas de coleta e raspagem de dados, analisar informações e basear-se em estatísticas, a ciência de dados é a melhor alternativa.

Atuando nessa área, o profissional pode auxiliar a empresa em várias etapas. Pensando, por exemplo, em uma atividade que envolva compra e venda de produtos. O profissional da ciência de dados poderá traçar o perfil dos clientes, compreender o seu caminho de consumo e até mesmo prever aqueles que poderão cancelar a compra.

Pensando nisso, o profissional de ciência de dados precisa compreender que terá que ir além dos números e das ciências exatas. Em geral, o cientista de dados também deve ter conhecimento em ciências humanas.

Somente os dados sozinhos não são suficientes para dar o direcionamento necessário na busca por soluções inovadoras. Por isso, é importante buscar um equilíbrio de conhecimento entre máquinas e pessoas.

Esse profissional deve ser capaz de orientar os líderes na tomada de decisões estratégicas. Devido a sua importância ele necessita ser ativo e buscar soluções com criatividade e autonomia.

O certo é que a ciência de dados já é parte da tomada de decisão e de produtos e serviços de diversas indústrias. Porém, como a formação desse tipo de profissional é algo recente, existe um mercado de contratação muito aquecido.

Então, se você gosta de trabalhar com análise de dados, entende de estatística e percebe que possui inteligência emocional, ou seja, é capaz de se conectar de uma forma saudável e compreender as necessidades de outro ser humano, existe uma área repleta de oportunidades te esperando.


Publicado

em

, ,

por