Como ações de team building podem auxiliar na motivação da sua equipe?

Uma das mais inovadores e populares técnicas dentro de grande empresas se chama team building, ou em português, construção de time. Em um primeiro momento, parece algo simples ou, até mesmo, já incorporado a uma empresa.

 

Até porque, ao contratar um grupo de pessoas e direcionar uma liderança, uma empresa cria um time, ou seja, uma equipe de pessoas trabalhando com um foco em comum.

 

Um dos maiores problemas nas empresas atualmente é deixar passar problemáticas relacionadas à proximidade entre os próprios colaboradores.

 

Por um momento, esqueça da empresa, do negócio, do cliente ou do produto. Pense que os colaboradores são pessoas comuns, com seus desejos, seus interesses, suas necessidades e suas dificuldades.

 

Além disso, cada um dentro de uma sala de trabalho pensa, vive e direciona sua vida de forma única, tornando tudo em sua volta totalmente subjetivo.

 

O team building pensa justamente em unir pessoas de forma divertida, organizando atividades e dinâmicas que ajudem a aproximar pessoas e ajudá-las a compreender o outro, algo que mais na frente será útil no trabalho dentro da empresa.

 

A ideia é retirar timidez, indiferença e falta de empatia uns com os outros. Preparar essas pessoas para trabalhar em conjunto, mas não de uma maneira rígida, como se houvesse uma câmera de monitoramento em cada canto da sala.

 

Para isso, é preciso fazer com que os colaboradores se conheçam, entendam-se, e criem situações fictícias em que todos trabalhem juntos, mesmo que em brincadeira.

 

Agora vamos imaginar a seguinte situação: uma empresa de investimento precisa constantemente da união dos colaboradores na hora de realizar atividades rotineiras, afinal é um trabalho que mexe diretamente com dinheiro.

 

Esse risco alto, que é o investimento, deve ser realizado com cautela e também com uma integridade presente em toda a equipe, seja para com a empresa ou entre a própria equipe, que trabalha junta rumo a um objetivo específico.

 

Uma atividade interessante colocada pelo RH, que pode ocorrer como dinâmica no trabalho, ou até mesmo fora do horário, é a montagem de brinquedos para playground, comprados especialmente para filhos de colaboradores.

 

Ao induzir uma atividade recreativa, a empresa consegue unir os colaboradores para trabalharem juntos, projetando uma possível integração com pessoas novas na equipe, ou até mesmo colaboradores antigos que são introspectivos.

Quais as vantagens do team building?

Muitas são as vantagens em construir equipes sólidas, e que compreendem bem a dinâmica de trabalho. Mas as principais, e que possivelmente mais interessam às empresas são:

 

  • Maior produtividade;
  • Sensação de propósito;
  • Descobrimento de lideranças;
  • Equipes duradouras;
  • Estímulo de uma competição saudável.

Maior produtividade

Sobre a produtividade, que é um dos maiores desejos e vontades de progresso para empresas, muitos colaboradores passam a trabalhar cada vez mais integrados e até mais focados ao conhecer e entender a equipe onde estão.

 

Por exemplo, em uma loja que vende motor para portão de correr, o gerente pode observar algum desestímulo na equipe e procurar soluções para isso.

 

Ao construir um time, essa loja pode, por meio de dinâmicas, desafios, passeios e jogos divertidos, integrar as equipes e fazer com que elas tenham mais desejo de estar no local de trabalho, conquistando e trabalhando mais motivados.

 

O mais interessante dessa prática é que com pouco investimento e pequenas reuniões e ocasiões de dinâmicas, você poderá enxergar os resultados na sua empresa.

Sensação de propósito

Uma outra questão a ser resolvida em grande parte das equipes é a sensação de propósito, algo que pode muito bem variar de pessoa para pessoa.

 

Por exemplo, em uma empresa de porta de enrolar, muitas pessoas podem se sentir motivadas em caminhar por uma referente profissão, enquanto outras podem, simplesmente, estar naquele local com uma ideia de tempo limitado.

 

Isso também é visto em situações em que colaboradores estão em trabalhos temporários, e que para eles é algo que em breve deixará de ser importante.

 

Unir pessoas de diferentes propósitos em conversas e atividades onde ambas estejam empenhadas para um prêmio, cria a compreensão sobre o propósito, criando então um espaço de respeito.

 

Nesse fortalecimento de desejos e convicções também são abordadas situações de esclarecimento sobre o trabalho, bem como formas de execução de tarefas que podem ser melhoradas.

 

Imagine querer apagar com uma mangueira incêndio de grandes proporções. Essa metáfora tem como significado entender as melhores formas de trabalho que estão alinhadas com o propósito do funcionário e da própria empresa.

Descobrimento de lideranças

A descoberta de lideranças, por exemplo, é um dos pontos mais ideais na prática do team building. Uma empresa pode descobrir novos talentos, ou direcionar aptidões para determinados cargos.

 

Digamos que em uma fornecedora de climatizador evaporativo, por exemplo, um novo vendedor está participando de uma integração com outros colaboradores da loja, fazendo uma brincadeira de encher balões no fim do expediente.

 

Cada grupo dividido é responsável em encher balões e elaborar desenhos com o material para uma determinada parte da sala. No time do vendedor novato ele passou a liderar a quantidade certa de balões e de pessoas que deveriam encher.

 

Ao se soltar, e se integrar com os colegas, rapidamente ele foi mostrando uma capacidade que, até então, estava escondida. Além disso, mostrou compreensão por cada pessoa do grupo, entendendo o limite de cada um em soprar balões.

 

A partir daí a gerência da loja conseguiu entender que aquele vendedor, apesar de novo, poderia ser eficiente em resoluções de problemas, contato com o cliente e até mesmo um controle do estoque e contato com fornecedores.

 

As dinâmicas também são importantes para mostrar aos próprios colaboradores que eles têm personalidades voltadas para determinadas áreas e colocações. Isso, além de construir um time com maior exatidão, é ainda um ponto de autoconhecimento.

 

Se notarmos bem, a falta de proximidade com outras formas de trabalhar e a inexistência das próprias possibilidades de trabalho, podem ser uma espécie de cortina de luz de segurança, algo como uma barreira que deve ser ultrapassada.

Equipes duradouras

Convenhamos, ao trabalhar pontos de conhecimento pessoal e em grupo, as equipes ficam cada vez mais unidas, o que transforma a relação em algo duradouro.

 

Equipes que se conhecem e semeiam o prazer de trabalharem juntas fortalecem a estabilidade dentro da empresa, seja por um motivo pessoal ou em conjunto.

 

Além disso, por meio de dinâmicas, reuniões e possibilidades de proximidade, relacionamentos interpessoais acabam aumentando, propondo relações duradouras para além das paredes do escritório.

Estímulo de uma competição saudável

Mesmo tendo um foco voltado para o entendimento do colaborador e projeção do trabalho em grupo das equipes, as técnicas de team building não deixam de aproveitar as situações em equipe para estimular os colaboradores.

 

E geralmente os estímulos, sejam eles profissionais ou pessoais, partem da realização de desafios competitivos.

 

A incorporação da competição em empresas, muitas vezes, transforma algo saudável em situações desagradáveis e até mesmo exaustivas psicologicamente, transformando relações amigáveis em rotinas desagradáveis.

 

Com a aplicação de brincadeiras, ideias diferentes de atividades, jogos em times e todo o tipo de dinâmica oferecida, os colaboradores trabalham com foco em vender ou mostrar suas persistências até o último segundo.

 

Por exemplo, uma empresa de construção e revendedora de mourão de concreto passou a realizar dinâmicas aos sábados, nas últimas horas de expediente.

 

Dentre as atividades estava a construção de um quebra-cabeça em equipe. O  grupo que montasse primeiro o quebra-cabeça poderia ganhar tickets para um almoço em um restaurante da cidade.

 

Claro que todos os participantes desejam conquistar o prêmio, afinal o restaurante gratuito em um sábado é uma boa ideia para quem está saindo do trabalho e quer inovar na rotina.

 

Mesmo assim, quem não ganhasse, poderia se esforçar na próxima vez para vencer o jogo, mostrando persistência em concorrer com colegas de trabalho, tudo em um ambiente descontraído, algo que remete a brincadeiras.

Como começar o team building em uma empresa?

Seguindo as ideias dos exemplos citados, é possível fazer inúmeras formas de dinâmicas e descontração entre funcionários. Tudo depende das condições e do foco da empresa.

 

Digamos que a empresa queira encorajar mais lideranças. Então algo interessante é propor jogos em grupos, e partir daí observar quem são as pessoas que mais se destacam.

 

Em uma ideia de equipe duradoura e cada vez mais compreensiva, uma sugestão são passeios, trilhas, atividades que unam o grupo e os aproximem para além do trabalho. Opte sempre por atividades fora do âmbito de trabalho.

 

Lembre-se que para dar certo é preciso entender que tudo parte da ideia de uma brincadeira, de uma diversão. Experiências forçadas ou nada interessantes podem fazer seu grupo caminhar pelo caminho inverso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Publicado

em

,

por

Tags: