comendo remedios

Como estes remédios nos ajudam a emagrecer de fato?

Não é de hoje que se recorre a vários métodos quando o assunto é emagrecer, que podem contar com uma ajuda da fitoterapia, homeopatia e/ou alopatia. E se engana quem pensa que o motivo de querer emagrecer é apenas estético, na verdade, na maioria das vezes, os quilos à mais trazem uma série de problemas de saúde.

Assim, quando se busca por uma ajuda profissional, na maioria das vezes, é recomendado a prática de exercícios físicos, usar suplementos como o Womax juntamente com uma dieta específica, isso tudo associado ao uso de medicamentos, e esses podem ser fitoterápicos, homeopáticos ou alopáticos, que só devem ser administrados sob a supervisão de um profissional qualificado, do contrário, podem acarretar sérios efeitos colaterais.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui quais são os remédios para emagrecer mais recomendados pelos médicos, como agem e seus possíveis efeitos colaterais.

1. Anfetaminas

Anfetaminas, como Anfepramona, Femproporex e Mazindol, são uma classe de medicamentos chamados de anorexígenos, que atuam diretamente na redução do apetite.

Proibidos pela Agência de Vigilância Sanitária em 2011, por falta de estudos comprovando seus benefícios, esses medicamentos inibem a fome quase que completamente.

No entanto, nenhum desses medicamentos visam melhor o paciente metabolicamente e ainda podem trazer alterações comportamentais, como ansiedade, irritabilidade, insônia, tremores e depressão.

2. Sibutramina

É um dos medicamentos mais recomendados para emagrecer, pois ele age diretamente em alguns neurotransmissores como a serotonina, noradrenalina e dopamina, reduzindo o apetite.

Atenção, esse medicamento só pode ser vendido com prescrição médica.

É um remédio muito utilizado, justamente, por conseguir reduzir o apetite, além de aumentar o gasto calórico.

A Sibutramina é indicada para pacientes com IMC maior que 30, principalmente, quando a  mudança de dieta e exercícios não surtem efeitos no emagrecimento.

O medicamento, no entanto, é contraindicado para quem tem hipertensão, diabetes ou risco aumentado para doenças cardiovasculares, podendo causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Dor de cabeça
  • Constipação
  • Boca seca
  • Insônia.

Em alguns casos foram relatadas, também, alterações de humor, que devem ser relatadas ao médico.

3. Orlislat

Ao contrário da maioria dos medicamentos, o Orlislat não atua na fome ou saciedade, mas sim, interfere na absorção da gordura, evitando que 30% dela seja assimilada pelo corpo, mas eliminada nas fezes, por isso, geralmente, esse medicamento é usado junto a outros tipos de remédios para emagrecer.

Orlislat é especialmente indicado para pessoas com dieta rica em gordura e com dificuldade em cortá-la da alimentação.

Foram observados casos de diarreia após o uso desse medicamento, principalmente, devido à quantidade de gordura em suas fezes.

4. Saxenda

Aprovado pela Anvisa em 2016, o princípio ativo do Saxenda é a liraglutina, o mesmo do remédio Victoza, usado para tratar o diabetes. Descobriram que além de melhorar a glicose no sangue, ele reduz a sensação de fome.

Só que, ao contrário de outros medicamentos de uso oral, esse deve ser injetado sob a pele.

É importante, no entanto, que seu uso seja em conjunto com dieta e atividade física em adultos com as seguintes características:

  • IMC acima de 27 kg/m2 com alguma condição relacionada ao excesso do peso, como hipertensão, diabetes tipo 2 ou alterações de colesterol.
  • Índice de massa corporal acima de 30 kg/m2

Pesquisas apontaram que o medicamento funciona melhor em pessoas com problemas metabólicos, já que ele também preserva o pâncreas.

Ao contrário da maioria dos medicamentos para esse fim, no entanto, o Saxenda não parece alterar o humor do paciente.

Mas atenção, ele só pode ser usado sob supervisão médica, já que seu uso indevido pode causar desenvolvimento de pancreatite, cálculos em vesícula biliar e risco de hipoglicemia, este último em pacientes com diabetes tipo 2.

5. Bupropiona

É um antidepressivo voltado para o emagrecimento, justamente, por ajudar a reduzir a compulsão atuando de forma semelhante em casos de fumantes que querem deixar o vício de fumar.

Mais indicado para pacientes que apresentam quadro de depressão ou compulsão alimentar, deve ser usado apenas quando a dieta e os exercícios físicos sozinhos não conseguem fazer efeito.

Dentre os efeitos  colaterais, foram observados episódios de insônia, boca seca, cefaleia e, em casos mais graves, taquicardia, convulsões, hipertensão, urticária e manchas na pele.

6. Womax Gel

Womax Gel Lipo é um poderoso gel que ajuda a eliminar as gorduras localizadas que insistem em ficar presas na barriga, pernas e braços.

Este gel ativa as células gordurosas fazendo-as se aquecerem, facilitando seu processo de queima, eliminado o excesso de gordura no local de forma definitiva.


Publicado

em

, ,

por