Como presentear alguém que gosta de cozinhar?

Proporcionar novas experiências gastronômicas, por meio de curso, refeição ou novos apetrechos, é uma forma de agradar aqueles que gostam de cozinhar.

Para várias pessoas, o ato de cozinhar é algo terapêutico. Combinar sabores e texturas, criando pratos elaborados, é um hobby que muita gente tem para desestressar de uma semana puxada e demonstrar carinho com quem vai provar a refeição.

É uma delícia assistir a essas pessoas lidarem com os alimentos e os itens de cozinha enquanto criam as refeições, temperam a comida ou decoram o prato antes de servi-lo.

Cada detalhe demonstra quanto a pessoa gosta do que está fazendo: do aroma que domina a casa nesses momentos até a expressão enquanto sovam uma massa — tudo reflete o carinho e o prazer em cozinhar.

Geralmente, as pessoas que gostam de ir para a cozinha costumam comprar os apetrechos dos quais precisam para o preparo dos alimentos e tendem a investir bastante no hobby: pagar quatro dígitos em uma batedeira ou uma panela não dói no coração delas como aconteceria nos demais.

Por isso, escolher um presente para alguém que gosta de cozinhar pode ser uma tarefa bastante árdua. Existe a chance de presentear com algo que a pessoa já tenha ou errar feio na escolha. Então, as sugestões, a seguir, podem te ajudar.

Experiências gastronômicas

Se a pessoa é apreciadora da boa mesa, uma ideia de presente é um cartão de vale experiência ou uma reserva em um restaurante bacana, para que ela possa provar algo diferente do seu dia a dia.

Aqui, vale realmente apostar no que é diferente: coquetelaria molecular, cozinha asiática exótica, linha gastronômica ainda desconhecida pelo presenteado ou um jantar às cegas.

A experiência pode render novas ideias para levar para a cozinha ou até despertar novas paixões por temperos e sabores que eram desconhecidos, enriquecendo o repertório e a cultura do chef amador.

Curso de culinária

Há algo que a pessoa goste de fazer, mas que ainda não faz 100% bem? Há algo que ela gostaria muito de aprender? Então, aposte em cursos presenciais ou virtuais, que ensinem aquilo que ela pode aprimorar.

Na internet, é possível encontrar desde cursos básicos até mais elaborados, de linhas gastronômicas específicas e até confeitaria — algo que costuma ser desafiador para muitos cozinheiros profissionais e amadores.

Apetrechos especiais

Alguns itens são indispensáveis na cozinha, como boas facas e panelas antiaderentes, enquanto outros são úteis para quem tem, mas dá para se virar sem eles.

Esse é o caso dos termômetros culinários, das balanças e até das panelas elétricas, por exemplo. Logo, avalie o que a pessoa a ser presenteada tem, o que ela sente falta de ter ou o que poderia facilitar o seu dia a dia e invista nesse tipo de mimo.

Faxina completa

Existe uma unanimidade em todas as casas: cozinhar pode ser bem legal, mas lavar a louça e limpar a bagunça depois é algo que desanima, não é mesmo? Então, uma diária de faxina pode ser um presente útil e que vai permitir que a pessoa tire um dia de descanso.

Há várias empresas que trabalham com isso, geralmente, cobrando pelo tamanho do imóvel, tipo de serviço (se tem que lavar a louça, limpar o interior de forno e geladeira, por exemplo) e até horas de limpeza.

Ingrediente requintado

Ovas de caviar, trufas negras, chocolate belga e um bom vinho — esses são alguns ingredientes que podem ter o preço bastante elevado ou serem até difíceis de encontrar em algumas cidades.

Avalie se essa opção não seria um bom presente para o amigo que gosta de cozinhar, apostando no ingrediente e em uma bela embalagem. De repente, ele até te chama para provar o resultado.


Publicado

em

por

Tags: