Como utilizar móveis antigos como itens de decoração?

Aquela mesa que você herdou da sua avó pode ser o ponto alto da sua sala de jantar.

 

Foi-se o tempo em que os móveis antigos eram simplesmente substituídos por novos. Eles estão caindo cada vez mais no gosto dos amantes de decoração, seja harmonizando com outros mais modernos ou dando um estilo totalmente vintage para algum ambiente da casa.

Os estilos de cadeiras, mesas e outros móveis, adquiridos em lojas de antiguidades ou que já estão na família há algumas gerações, deixam os ambientes cheios de personalidade e podem ser exatamente o que está faltando na decoração da sua casa.

Para utilizá-los, eles precisam estar em bom estado, fazendo uma boa composição com o restante dos móveis e dos objetos do ambiente. Em alguns casos, a restauração pode ser uma opção para fazer a ideia funcionar. Confira, a seguir, algumas dicas que podem servir de inspiração.

Saia do óbvio

Um móvel antigo, incorporado na decoração de um ambiente moderno, pode ser uma boa surpresa para quem visitar a sua casa. Para potencializar essa característica, uma dica de ouro é sair do óbvio. 

Aquele velho armário do quarto, ou a cristaleira que ficava na cozinha, pode virar um bar ou uma estante de livros, no meio da sala. Talvez, uma cadeira velha dê um charme à sua escrivaninha, e a mesa antiga pode ser o destaque da sua sala de jantar, junto de cadeiras com design moderno.

Mude a cara dele

As cores escuras ou o tom natural da madeira podem ficar muito bem nos seus ambientes, mas restaurar os móveis antigos também é uma ótima forma de dar uma nova cara para eles, gastando pouco. 

Aplicar verniz ajuda a disfarçar a aparência desgastada, mas outra opção é utilizar a pátina, um tipo de acabamento que faz justamente o contrário: realça o aspecto desgastado do objeto — tudo depende de qual é o seu estilo e a sua intenção.

Outra opção é pegar tinta e pincel. Pintar móveis com design antigo, como cômodas, aparadores, sofás e cadeiras, com cores fortes, como vermelho, azul e amarelo, costuma deixá-los muito charmosos. Essa técnica costuma dar aos objetos um ar moderno, o que é ótimo para harmonizá-los com outros mais novos.

Também é possível restaurar o móvel antigo fazendo decoupage, ou seja, recortando e colando imagens ou adesivos nele. Um tecido adesivo ou papel tipo contato também são formas interessantes e baratas de mudar a cara daquela escrivaninha ou daquele armário.

Dê destaque a ele

Mudar outras características do ambiente para dar destaque ao móvel antigo, harmonizando cores e estilos, também pode ser interessante. Um papel de parede com estampa retrô é um jeito de fazer isso. Que tal investir em uma imagem que remonte à mesma época daquele móvel?

Pintar uma parede do cômodo em que o móvel vai ficar também pode ser outra boa ideia, ajudando a compor a decoração. A iluminação é outro fator que faz toda a diferença. Colocar o móvel perto da janela ou instalar uma luminária focada nele pode ser o que faltava.

Considere o valor afetivo

Além do visual, é legal que aquele móvel te traga alguma boa recordação. Se ele foi de alguém da sua família, isso costuma vir pronto, como o armário que ficava na casa dos seus pais, durante a sua infância, por exemplo. Fora a beleza, ele sempre rende uma boa história para as visitas.

No entanto, se você não herdou nada, isso não quer dizer que não possa ter móveis com valor afetivo. Você pode comprar objetos, numa loja de antiguidades, que te lembrem da casa da sua avó ou pareçam com aquele que ficava na fazenda onde passou as férias mais memoráveis da sua infância.


Publicado

em

por

Tags: