coronavirus

COVID-19: O que você deve ou não fazer no marketing digital

Empresas fechando suas portas, pessoas sem sair de suas casas e a incerteza em torno da economia está aumentando. 

Especialmente nas últimas semanas, o COVID-19 impactou nossas vidas de maneiras sem precedentes. 

Em tempos de crise, o orçamento de marketing costuma ser a primeira coisa a ser executada, mas não deveria. Nesse momento, manter seus clientes informados e engajados é mais importante do que nunca. 

No entanto, as marcas precisam fazer um plano para encontrar novas maneiras de se comunicar durante esse período. 

Para obter algumas orientações, veja alguns prós e contras a seguir ao reavaliar seu plano de marketing digital em meio ao coronavírus.

O que fazer e evitar durante a pandemia do coronavírus

Inclua o marketing digital em seu plano de gerenciamento de crises

COVID-19 é a nossa crise atual, mas certamente não será a nossa última. 

Mesmo marcas de alto perfil não estavam preparadas para o impacto que essa doença teria nos negócios. Se sua empresa possui um plano de comunicação para crises, considere também adaptá-lo aos seus esforços de marketing digital. 

Determine os riscos potenciais da sua empresa, que tipos de mensagens precisarão ser pausadas ​​ou reconfiguradas. Faça algumas “simulações de incêndio” com sua equipe para ver se seu plano se manterá quando a próxima crise ocorrer.

Não tenha medo de pedir ajuda

Gerenciar uma empresa durante a pandemia pode ser assustador para qualquer profissional de marketing, mas uma equipe experiente pode ajudar imensamente. 

Dependendo do seu setor, você provavelmente tem muito o que lidar no momento. Tire uma tarefa da sua lista enviando seus esforços de marketing digital para uma equipe dedicada.

Aumente sua presença por meio de mídia própria

Se sua empresa foi afetada pelo COVID-19 e o gasto com anúncios é um fator, considere redirecionar alguns de seus esforços para o marketing de conteúdo em blogs e emails, além de SEO orgânico. 

Pesquise algumas palavras-chave nos principais termos pesquisados ​​para o seu setor e injete essas palavras-chave em conteúdo de qualidade. 

Aproveite o fato de as pessoas estarem em casa e online fornecendo conteúdo atraente por meio de campanhas por email.

Use o Whatsapp e todos seus benefícios a seu favor. Fique em contato com seu público.

Se você ainda não possui um, agora é uma ótima oportunidade para criar um plano robusto de marketing para produção de conteúdo.

Não elimine toda a sua publicidade paga durante esse período

Enquanto você reavalia seus esforços de marketing digital com sua produtora de conteúdo, lembre-se de que não é hora de eliminar toda a publicidade paga. 

Durante esse período, as pessoas estão online mais do que nunca. As empresas ainda estão em movimento e os clientes ainda estão procurando seus serviços. 

Em vez de acelerar tudo, observe suas campanhas mais eficazes e mude seu orçamento para essas. 

Agora também é um ótimo momento para ser criativo e investir na produção de conteúdo de qualidade. 

Existe uma maneira de sua marca ser relevante e útil com toda a incerteza? 

Muitos restaurantes estão oferecendo entrega com desconto e os varejistas de comércio eletrônico também estão estendendo descontos. 

Inúmeros canais e sites especializados estão registrando campanhas novas e exclusivas que surgiram em meio à crise. Dê uma olhada para obter alguma inspiração.

Pause todas as mensagens automatizadas que não fazem sentido hoje

Este é o mundo da COVID-19, todos nós estamos apenas vivendo nele. 

Dependendo do seu setor, pode fazer sentido reavaliar seu criativo e copiar para fins de sensibilidade. 

Por exemplo, como companhia aérea, pode não ser um bom momento para enviar um email pedindo aos clientes que reservem férias. 

Dê uma olhada nas mensagens existentes e pergunte a si mesmo se o posicionamento do seu anúncio é adequado para este momento e neste contexto. Caso contrário, encontre maneiras de adaptar essa mensagem ao nosso ambiente existente.

covid-19

Não ignore suas mídias sociais por causa da crise

Embora a maioria dos nossos feeds de notícias seja inundada por notícias sobre o COVID-19, isso não significa que você precise interromper suas próprias postagens sociais.

Encontre maneiras de romper o ciclo de notícias com postagens relevantes e oportunas sobre sua própria marca. 

À medida que nossas opções de contato social diminuem, mais pessoas estão recorrendo a mídias sociais para se conectar com outras pessoas. Isso pode significar uma grande oportunidade para as marcas que desejam aumentar seus seguidores através desses canais.


Publicado

em

por

Tags: