aplicativo

Desenvolvimento de aplicativos: Qual o valor para manter um app funcionando?

Você sabia que além de todos os custos necessários para o desenvolvimento de aplicativos também é preciso pagar para manter um app funcionando corretamente? É isso mesmo. Mesmo após o lançamento, ainda é preciso fazer investimentos, principalmente relacionados a atualizações, para que o aplicativo continue desempenhando suas funções da melhor forma possível.

Depois do desenvolvimento, será necessário informar os usuários a respeito das novidades, acompanhar o desempenho da estratégia e criar novos conteúdos. E tudo isso, é claro, tem um custo. Caso o app dependa de um servidor para armazenar informações como, por exemplo, histórico de pagamentos e registros de usuários, também será preciso pagar para que todas essas informações sejam gerenciadas da forma certa.

Além do mais, você precisa ter em mente que qualquer aplicativo, independente do tamanho e da função, precisa ser atualizado e receber manutenções constantemente com o objetivo de deixar os usuários cada vez mais satisfeitos e engajados. Se o aplicativo for mais complexo, é possível que existam ainda outros custos adicionais: processamento de pagamentos, publicações de notificações, manutenções de emergências, etc.

Para entender melhor a respeito do valor para manter um app funcionando é só continuar lendo este artigo.

Qual o valor para manter um aplicativo

Na verdade, não existe uma resposta exata quando a pergunta é qual o valor para manter um app. Assim como para desenvolver aplicativos, o valor para manter um app funcionando corretamente vai depender e muito da forma como ele foi produzido.

É até possível dar uma economizada nos custos iniciais contratando um programador mais barato, no entanto com certeza isso fará com que você tenha que investir muito mais dinheiro futuramente para manter o aplicativo funcionando.

Uma dica é pensar, em média, que cerca de 20% do custo inicial do desenvolvimento do app será o investimento que você terá que fazer anualmente para manter ele funcionando da forma certa. Por exemplo, se os custos iniciais foram R$ 100 mil, é possível gastar por volta de R$ 20 mil por ano para manter o aplicativo.

Custos envolvidos depois do desenvolvimento de aplicativos

Confira logo abaixo quais são os principais custos para manter um app depois do seu desenvolvimento.

Hospedagem

Em primeiro lugar, é comum que alguns aplicativos exijam um servidor capaz de hospedar a SPI, os recursos e o banco de dados. Muitos desenvolvedores optam por fazer esse armazenamento em ambientes na nuvem como, por exemplo, no Amazon Web Services. No entanto, fica a sua escolha.

É preciso pagar mensalmente a hospedagem, e os valores dependem diretamente dos recursos que estão sendo utilizados. Além disso, conforme os seus usuários cresçam, novos custos relacionados a esse assunto também vão surgir, portanto já fique preparado, certo?

Monitoramento

Para ter sucesso com o seu aplicativo é necessário contar com um monitoramento analítico, o qual relata o que os usuários estão fazendo no app. A boa notícia é que há várias plataformas gratuitas que fazem isso: Facebook Analytics, Google Analytics ou Flurry Analytics, por exemplo. No entanto, de qualquer forma será preciso fazer alguns investimentos no monitoramento dos relatórios.

Afinal de contas, tenha sempre em mente que todos os dados que serão gerados são muito importantes para qualquer decisão que precise ser tomada futuramente. Melhorar e corrigir os problemas, por mais que exijam custos, são coisas fundamentais.

Engajamento

Você sabe dizer, por exemplo, qual o engajamento dos pessoas com o seu aplicativo? Não se esqueça de que o sucesso do app pode depender diretamente desse fato, certo? Quando os usuários são ativos, as chances de mantê-los usando o aplicativo e de conseguir conquistar novos clientes são realmente grandes. Para isso, é claro, o app precisa ser bem projetado, caso contrário não será possível impulsionar o envolvimento contínuo.

Por isso o engajamento é uma área que sempre precisa estar passando por melhorias e, por isso, é um dos custos que você terá para manter o aplicativo funcionando.

Conclusão

Dessa forma, é importante ressaltar que os custos com o desenvolvimento de aplicativos serão realmente apenas os primeiros que uma pessoa vai ter, certo? Nunca se esqueça de que além de criar um app é necessário investir para conseguir mantê-lo funcionando da forma adequada. Somente assim é possível ter sucesso e atrair cada vez mais novos usuários.


Publicado

em

por

Tags: