dezembro laranja

Você já ouvir falar em Dezembro Laranja?

Prevenção do Câncer de Pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou esse mês a campanha de conscientização “Dezembro Laranja” para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.

Câncer de Pele

O câncer da pele, quando diagnosticado cedo, é facilmente tratado sem grandes sequelas. Já o melanoma, que é uma mancha preta, pode levar à morte.

Pintas que mudam de tamanho, de forma e de cor podem ser perigosas e, por isso, um dermatologista deve ser consultado para avaliar se elas apresentam algum risco.

Prevenção

Barraca, óculos, boné, protetor solar usado de forma abundante são os grandes aliados para se proteger do sol. Aproveite a piscina, o mar, a sombra e a água fresca neste verão, mas com responsabilidade!

Raios Ultravioletas

Os raios ultravioletas são capazes de alterar o DNA da nossa pele, logo essas células são transformadas ao longo da vida, não podendo ser recuperadas. Por isso, é tão importante que, desde a infância, seja feita a proteção da pele. Bebês até os seis meses de idade não devem ser expostos diretamente ao sol.

endocrinologista brasilia

A vermelhidão na pele, comum de ocorrer em pessoas de pele clara, deve ser evitada, sobretudo até os 18 anos, para que não haja riscos maiores de câncer de pele posteriormente.

Quanto mais alto o fator de proteção, mais protegido você está. O fator mínimo de proteção é 30, devendo ser usado, inclusive, nos horários menos críticos do sol. O FPS mede a proteção ao raio ultravioleta B, causador de câncer de pele. Já o raio ultravioleta A causa o envelhecimento cutâneo.

Segundo a dermatologista, nós envelhecemos por dois fatores: tempo e exposição ao sol.