Dicas de como aprender a cozinhar

Observar pessoas que gostam de cozinhar, começar pelo básico, estudar bem a receita e buscar plataformas virtuais são algumas dicas importantes.

Cozinhar é uma arte milenar que acompanha a espécie humana desde a sua origem. A cozinha é mais que um mero cômodo: é o coração da casa, o lugar onde texturas, sabores, cheiros e amoras se entrelaçam e convidam as pessoas a compartilhar pratos, tempo e amor.

A moda dos reality shows voltados para a arte de preparar pratos deliciosos e atraentes tem motivado muita gente a se aventurar mais na cozinha, aprender a selecionar os ingredientes e o tempo de cada etapa de preparação. 

Além de cursos especializados e da televisão, o celular se tornou uma ferramenta importante para quem deseja desenvolver esse aprendizado. Por isso, se você quer aprimorar as suas habilidades culinárias, inclusive usando o celular, confira algumas dicas de como fazer isso.

Estude a receita

Antes de pôr a mão na massa, selecione uma receita e estude-a com atenção: veja quais são as etapas necessárias para a sua preparação. Se houver dúvidas sobre quantidades ou como fazer, pesquise com antecedência (na internet ou com alguém que já tenha experiência com o prato). 

Um detalhe que costuma passar despercebido para quem está dando os primeiros passos no mundo da culinária é preaquecer o forno. Isso é super importante, especialmente em receitas que precisam ser assadas e impacta o quanto eles crescem — como ocorre com tortas e bolos, por exemplo.

Observe com atenção

Todo bom aprendiz sabe que observar é uma habilidade essencial para qualquer aprendizado, inclusive na cozinha. Por isso, dedique-se a observar com atenção  alguém que gosta de cozinhar: pai, mãe, avó, namorado, irmã, primo e até o vizinho.

Nesse processo, é essencial perder a vergonha por não saber, e ver essa pessoa como um(a) professor(a). Tire dúvidas, pergunte o porquê de cada coisa, ofereça ajuda e pegue dicas práticas (que só vêm com a experiência), como: qual o ponto certo, a quantidade de cada tempero, a textura ideal e a duração de cada processo.

Busque na internet

O mundo da internet oferece inúmeras plataformas que podem ajudar muito quem deseja aprender a cozinhar. Por isso, vale a pena procurar sites, canais no Youtube e perfis de chefs nas redes sociais para obter dicas valiosas para quem está querendo se arriscar nas panelas e aprender truques que facilitam o processo.

Outra dica valiosa é procurar aplicativos  que ajudam seus usuários a caprichar no almoço de domingo. Alguns, bem famosos nessa área são “Meu Carrinho”, “Larica Total”, “Medidas Culinárias” e “Kitchen Stories”. Alguns canais apostam em te ajudar a usar aquilo que já existe na sua dispensa, sem precisar fazer uma compra enorme no mercado.

Arrisque e sem pressa

Como qualquer aprendizado, cozinhar traz desafios e exige que você aceite que errar faz parte do jogo. Além disso, outra lição é arriscar sem medo ao longo do tempo. É bom lembrar que até os chefs mais famosos internacionalmente já erraram (e que esses deslizes foram fundamentais para o aprendizado de cada um deles).

Aprender exige tempo e energia. E essa questão do tempo é essencial na cozinha, já que cada ingrediente tem o seu ficar no ponto adequado e adquirir o gosto desejado. 

A importância do tempo já começa antes de você colocar o avental  para pratos como o feijão (que pode ficar de molho na água antes de cozinhar), o ponto para o macarrão ficar al dente e o limite para o arroz ficar soltinho ou queimar. Por isso, reserve um espaço na sua agenda para criar esse hábito com paciência.

Comece pelo básico

Muitas vezes, quando estamos na ânsia de aprender algo novo, acabamos comprando mais coisas do que o necessário, desde ingredientes até utensílios e ferramentas, e querendo já preparar refeições mais elaboradas.

Por isso, uma ótima dica é começar pelo básico. Essa é uma boa maneira de ir desenvolvendo amor pela cozinha e criando um repertório. Alguns pratos clássicos para quem está desenvolvendo as suas habilidades culinárias são: uma boa salada — repleta de diferentes folhas e legumes, uma boa macarronada e o arroz.


Publicado

em

por

Tags: