acidentes elétricos

Dicas para evitar acidentes com eletricidade

Usar artefatos elétricos implica tomar certas precauções para evitar qualquer tipo de acidente. Existem certas medidas que podem ser tomadas para não sofrer lesões, tanto por contato direto como por contato indireto. Em seguida, você terá a oportunidade de ler algumas dicas que lhe serão muito úteis, tanto dentro como fora do lar.

Precauções a ter em conta

Para que sua casa seja segura, siga estas simples dicas:

1 – Verifique que a instalação elétrica esteja em perfeitas condições e que os fios de terra estejam colocados de forma adequada.

2 – Quando trocar uma lâmpada ou de correção de um plugue ou tomada, corta a energia completamente.

3 – Se, por motivo de uma viagem você vai ficar de fora de sua casa por muito tempo, desligue o fornecimento de energia elétrica, pois desta forma você evitará possíveis incêndios por curtos-circuitos.

4 – Nunca toque qualquer dispositivo elétrico com as mãos molhadas ou sem o uso de sapatos.

5 – Ao desconectar qualquer artefato, faça-o a partir da ficha, não o cabo.

Como proteger as crianças

Se na sua casa há crianças pequenas, deverá ter em conta algumas precauções para evitar acidentes com a eletricidade.

1 – Coloque tampas plásticas nos tomadas para evitar que sintam a tentação de introduzir qualquer objeto metálico e inclusive seus dedos em tomadas.

2 – Evite que toquem em qualquer computador que está conectado à rede elétrica com as mãos molhadas.

3 – Em nenhuma circunstância, deixe as crianças brincaremcom as tomadas ou que peguem cabos que vejam jogados na rua, pois eles podem estarconectados por linhas de transmissão e produzir queimaduras. Não deixe quetoquem nos postes ou torres de alta tensão.

4 – Instale um protetor de diferencial. Isto evitará que as crianças recebam uma descarga elétrica, pois, ao mínimo contato, o fornecimento de energia é interrompido.

Como agir em caso de acidente elétrico?

Ao receber uma descarga elétrica, siga estas dicas:

1 – No caso de ter recebido uma descarga, tente relaxar e escapar do lugar.

2 – Se algum dos aparelhos que tiver conectado em seu lar, sofra uma falha e ocorra uma explosão, antes de desconectá-lo, interrompa o fornecimento de energia elétrica, pois, caso contrário, você pode receber uma descarga.

3 – No caso de que outra pessoa seja a que recebe o choque elétrico, desligue a eletricidade, como aconselha a escritora JulianaSalazar. E se você ainda está ligada ao objeto, separá-lo com uma vara demadeira seco. Verifica se respira e tem pulso, e imediatamente leva-la aocentro de emergência mais próximo do seu domicílio. Nunca utilize uma vara demetal, pois é um condutor de energia.


Publicado

em

por

Tags: