Estilo mineiro - por que Minas é um dos estados mais amados do Brasil

Estilo mineiro: por que Minas é um dos estados mais amados do Brasil?

Culinária diferenciada e cultura histórica são alguns dos fatores que atraem turistas para o estado.

O estado de Minas Gerais pode não ter mar, mas isso não quer dizer que faltam motivos para conhecê-lo. Dona de uma cultura rica, a região abriga uma das cidades mais históricas do país, além de contar com uma arquitetura que encanta até hoje, sabores de dar água na boca e um cenário cultural que atrai todos os gostos.

Neste texto, entenda o motivo do estado fascinar tantas pessoas e saiba porque você deve se programar para comprar uma passagem para Belo Horizonte nas suas próximas férias.

Cultura

Um dos principais atrativos do estado é a cultura, que inclui uma variedade de artistas e movimentos. Diferentes campos das artes são contemplados no estado, como a dança, que conta com companhias conhecidas em todo o país, tal como o Grupo Corpo, e o artesanato, com forte presença tanto na capital mineira quanto no interior.

O estado também tem um forte cenário nos campos do cinema, das artes plásticas, da música e do teatro. Um dos principais atrativos é o Instituto Inhotim, um museu de arte contemporânea que recebe cerca de 350 mil turistas todos os anos. Com instalações interativas e belos jardins, ele proporciona uma experiência única aos visitantes.

A cultura de Minas Gerais é enriquecida pelas cidades históricas. Uma das principais atrações é a Estrada Real, que reúne uma série de caminhos criados durante o Brasil colonial, responsáveis por escoar o ouro do estado para o litoral. O trajeto inclui lugares com história rica e arquitetura única, como Ouro Preto, Tiradentes e São João del-Rei.

Culinária

Outro fator que encanta não apenas os turistas, mas os próprios mineiros, é a culinária do estado. São diversas comidas e pratos típicos, consumidos tanto nas refeições principais quanto no café da manhã ou no lanche da tarde. As receitas dão água na boca e são capazes de satisfazer qualquer um.

Um dos principais pratos é o feijão tropeiro, acompanhado com torresmo e ovo frito por cima. Algumas iguarias, como o frango caipira com quiabo e o jiló com fígado, podem não chamar tanto a atenção a princípio, mas se você der uma chance, não irá se arrepender.

As sobremesas mineiras também agradam a qualquer paladar. Goiabada com queijo, doce de abóbora, doce de leite, doce de figo e ambrosia são alguns dos quitutes que devem ser saboreados depois das refeições principais.

Bares e botecos

Belo Horizonte é considerada a capital nacional dos bares. O título é justificado: são 14 mil estabelecimentos que servem cervejas e petiscos na cidade. Isso dá uma média de um bar para cada 170 habitantes, o maior número por moradores de todo o Brasil.

Essa conta não inclui apenas os bares mais badalados, que contam com música ao vivo. Também entram na conta aqueles locais “copo sujo”, algo muito presente principalmente nas cidades menores. Enquanto você degusta uma cachaça, é comum observar o movimento nas ruas e jogar conversa fora.

Belo Horizonte

Por falar nela, a cidade de Belo Horizonte é outro motivo que justifica o fascínio dos turistas pelo estado de Minas Gerais. O local apresenta todas as características citadas no texto, como uma excelente culinária, variedade de bares e restaurantes, além de diversos museus.

Entre os locais que você precisa conhecer na sua visita, estão o Mercado Central, com mais de 400 lojas que vendem produtos típicos do estado; o Museu Giramundo, que conta a história do grupo de mesmo nome que é referência mundial em teatro de bonecos; e a Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena, a maior do gênero em espaço aberto da América Latina.

Também há os parques da cidade, que preservam a área verde, sendo indicados para quem quer fazer uma caminhada e entrar em contato com a natureza. É o caso do Parque das Mangabeiras, que fica nos arredores da Serra do Curral, e o Parque Municipal, localizado no coração da cidade.

Por fim, outro ponto que você precisa conhecer é a lagoa da Pampulha, perfeita para praticar uma corrida ou andar de bicicleta. Na região, também se encontra o Museu da Arte Moderna, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que conta com uma grande variedade de objetos dessa temática.