Herpes Zóster é um vírus que pode ser sexualmente transmissível capaz de ocasionar extrema dor e bolhas na pele. Essa infecção viral pode agredir qualquer parte do corpo, mas é comum no rosto e no tronco. As feridas normalmente aparecem em um dos lados do corpo.
Apesar de não ter risco de vida, o vírus pode ocasionar inabilidade física da parte atacada. A vacina minimiza as chances de obter a infecção, leva à diminuição da dor aguda e crônica causadas pela herpes zóster, enquanto o tratamento precoce diminui as chances de agravos.
Causas
O paciente que já teve catapora em algum momento da vida tem mais chances de pegar a doença. Porque o vírus fica escondido em gânglios e mantêm-se latente por anos. E de vez em quando ele pode ser reanimado e através das vias nervosas se instalar em alguma parte do corpo, causando erupções na pele.
O motivo para o vírus surgir não é esclarecido. Mas há a hipótese da baixa imunidade, por ser uma doença comum entre os acima de 60 anos.O vírus que causa a varicela e o herpes zóster não é o mesmo vírus responsável pelo herpes labial ou genital, embora sejam primos da mesma família.
Pode ser contagioso sim, mesmo sendo raro, uma pessoa infectada pode transmitir o vírus Varicela-zóster para quem não está imune. Isso acontece através do toque direto com os ferimentos na pele. A partir disso, a pessoa poderá adquirir catapora e futuramente herpes zóster.

Sintomas
A infecção viral pode aparecer pelo corpo todo, afetando normalmente uma das partes do corpo, esquerdo ou direito.
- – Ardor e sensação de cócegas e/ou formigamento na área próxima aos nervos afetados;
- Febre baixa, entre 37 e 38ºC;
- Dor que se inicia antes mesmo de surgirem as lesões de pele;
- Distúrbio gastrointestinal;
- Calafrios;
- Bolhas e vermelhidão;
- Coceira no local afetado;
- Dor, formigamento ou queimação na região afetada.
Tratamento
O tratamento da herpes zóster é medicamentoso anti-viral incluindo Aciclovir, Fanciclovir ou Valaciclovir para diminuir a multiplicação do vírus, diminuindo assim as bolhas, a duração e intensidade da doença. Também pode ser necessária a utilização de analgésicos para aliviar a dor causada pelas bolhas.
Prevenção
A única forma de prevenir o vírus é com a vacinação. A vacina do herpes zóster está liberada para pessoas com 50 anos ou mais e é administrada em dose única, via subcutânea.