Motor 3 cilindros: por que ele faz tanto sucesso?

Entenda melhor do que se trata e quais são as vantagens deste tipo de motor.

Nos últimos anos, a produção de carros com motor três cilindros tem se tornado cada vez mais comum. Hoje, praticamente a totalidade dos carros compactos, da categoria hatch, são lançados com ele debaixo do capô.

A popularização de carros com motores menores pode ser explicada pelos benefícios. Mais econômicos e menos custosos, os veículos com esse tipo de motor poluem menos, apresentam durabilidade maior e ajudam o motorista a vencer os desafios do dia a dia com mais facilidade. Conheça mais sobre o modelo abaixo.

O que é motor três cilindros?

Quem não tem contato com temas do universo automotivo, provavelmente, não sabe do que se trata esse tipo de motor. Ele tem um cilindro a menos que o modelo mais tradicional, o que, aliado a outros fatores, faz com que haja o aumento da potência e do torque, reduzindo o consumo de combustível do veículo.

Isso acontece porque o cilindro a menos faz com que se tenha menos atrito no processo de abertura e fechamento das válvulas nos compartimentos remanescentes. Essa redução também é notada na biela com o virabrequim, por exemplo.

A retirada do cilindro ainda faz com que o número de bielas, válvulas, molas e pistões seja reduzido, o que diminui o custo de produção do motor. O processo de fabricação também se torna menos complexo, facilitando o encaixe no compartimento do motor de um veículo.

Quais são as vantagens?

Algumas vantagens fizeram com que esse motor fosse mais utilizado pelas fabricantes, sobretudo, nos carros hatches. Uma delas é a economia no consumo de combustível. Como há menos atrito e propulsores que auxiliam o torque em baixas rotações, existe uma economia que fica acima de outros motores.

Assim, circular pela cidade tornou-se mais vantajoso para os motoristas. Um carro popular pode chegar a fazer 14 km/L na cidade, por exemplo. Esse desempenho pode ser ainda maior na estrada, com uma média de 18 km/L.

Desempenho

Ainda relacionada ao desempenho do veículo, há uma tecnologia presente no motor três cilindros que ajuda os motoristas e o meio ambiente. O modelo foi repensado contando com um novo desenho da câmara de combustão e da cabeça dos pistões.

Além disso, ele conta com válvulas variáveis e um mecanismo de injeção direta, que faz com que o desempenho do carro seja ainda melhor. Tudo isso, combinado, resulta em uma produção até 25% menor de gases poluentes na atmosfera. Como ele precisa fazer menos força para mover o carro, a durabilidade desse tipo de motor é maior que o antecessor.

O veículo também fica mais leve, já que a retirada de um cilindro reduz o peso do motor de uma forma considerável, algo que é reforçado pelo reajuste no tamanho de peças. A perda de calor também é menor, o que resulta em menos energia desperdiçada. Assim, subir ruas íngremes torna-se um desafio mais fácil de ser superado.

Quais são as desvantagens?

Apesar de os benefícios, esse tipo de motor também conta com algumas desvantagens, que são pequenas, comparadas aos pontos positivos. Uma delas é que a distribuição da força no motor causa um número maior de rotações, o que faz com que haja mais vibração. Isso não afeta o desempenho, mas é um aspecto pouco notório no motor de quatro cilindros.

Por causa dessa vibração mais constante, o barulho causado pelo motor também é mais intenso e perceptível. Ele incomoda mais quando se exige muito do motor, o que pode ser estranho para quem não está acostumado aos carros desse tipo.


Publicado

em

por

Tags: