O poder do ácido glicólico para a sua pele

Um mesmo princípio ativo com benefícios incríveis.

Quem está sempre por dentro das novidades do mundo dos cosméticos, com certeza, tem uma noção de que muitos deles possuem ativos que trazem diversos benefícios para a nossa pele.

Um dos ingredientes especiais, queridinhos do momento, é o chamado ácido glicólico, uma substância que é indicada desde o tratamento para diminuição de linhas de expressão e rugas até cravos e espinhas.

Trata-se de um produto com diversos benefícios e que pode ser muito bem usado em uma sessão de peeling ou mesmo na sua rotina diária de beleza, tudo vai depender da dosagem, da recomendação médica e da sua necessidade.

O ácido glicólico é um ativo proveniente da cana-de-açúcar, vindo da família dos alfa-hidroxiácidos (AHAs), assim como o ácido lático. A grande diferença dele (e um de seus principais benefícios) é o seu menor peso molecular, que permite mais facilidade para adentrar a pele do que os outros ácidos.

Segundo a dermatologista Katleen Conceição, o ácido glicólico “possui a capacidade de esfoliar e uniformizar a textura da pele, além de estimular a síntese de colágeno, evitando ou retardando o seu envelhecimento”. 

Por acelerar a renovação celular, ele ajuda a combater os sinais iniciais da idade, bem como permite uma espécie de rejuvenescimento da pele. Isso porque, como explica a dermatologista Flávia Addor, “a maior função do ácido é promover a descamação e, assim, a renovação da pele”.

Ao mesmo tempo em que possibilita essa renovação celular, o ácido ainda estimula a produção de colágeno — nada mais, nada menos que a proteína que tem a função de deixar a pele mais elástica e resistente. Por conta disso, esse princípio ativo é usado em diversos tipos de tratamentos. Conheça alguns dos benefícios a seguir.

Clareamento de manchas

Este estímulo da renovação celular, ocasionado pelos alfa-hidroxiácidos, como o glicólico, acaba ajudando na aceleração de um processo que consegue eliminar o excesso de pigmento que, com o passar do tempo, vai se acumulando na pele: as famosas manchas.

Um dos grandes problemas de quem tem ou já teve muita acne são as manchas que podem surgir, seja pela remoção de forma indevida ou pelo próprio processo de cicatrização da pele. Para isso, o ácido glicólico é indicado, exatamente por promover a renovação celular.

Inclusive, sejam manchas solares, pós-inflamatórias ou melasmas, com o uso do ácido glicólico, é possível remover todas elas, pouco a pouco, proporcionando, no final das contas, uma pele mais clara e muito mais uniforme.

Controle da oleosidade

Outro super benefício deste ácido é o controle da oleosidade da pele. Isso acontece por conta do seu baixo peso molecular, que beneficia a penetração do princípio ativo na pele e acaba deixando os poros livres do excesso de oleosidade. Resultado: uma pele mais limpa, mais bonita e sem as indesejáveis espinhas.

Redução de linhas de expressão

O aparecimento de rugas e linhas de expressão é algo normal com o passar do tempo. Contudo, o ácido glicólico consegue combatê-las, já que estimula a produção de colágeno e elastina, reduzindo, assim, as marcas próprias do envelhecimento.

Rejuvenescimento

Quem procura ter uma pele renovada e com aspecto mais jovial pode apostar em tratamentos à base de ácido glicólico. Isso porque, como explica a dermatologista Katleen Conceição, tais cuidados “podem tornar a pele mais uniforme, firme, hidratada, luminosa e viçosa”.

Vale lembrar que o uso do ácido glicólico deve ser prescrito pelo seu dermatologista, já que, apesar de todos os benefícios, ele é um ácido e precisa ser usado da forma correta.

A dermatologista conclui falando dos cuidados após o uso deste ativo: “a pele fica mais sensível, portanto, o ideal é não se expor ao sol sem a proteção adequada. Caso contrário, os raios solares podem causar forte irritação, sinais de descamação, vermelhidão e até surgimento de manchas”.


Publicado

em

por

Tags: