O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é importante para uma empresa, principalmente, porque é através dela que uma empresa toma decisões. Dessa forma, é possível que ela se destaque de outras marcas do mesmo segmento.

 

É por meio da cultura organizacional que são definidos os valores, crenças, hábitos, comportamentos e princípios. 

 

Sendo assim, ela serve para nortear as estratégias e comportamento da empresa. Desse modo, todos do ambiente sabem tomar atitudes de acordo com a cultura da instituição. 

 

A cultura organizacional reflete em tudo o que a empresa faz, desde as tomadas de decisões, o atendimento com o cliente, até a relação com prestadores de serviços. Ela é a forma como a empresa age diante das situações. 

Por que é importante ter uma cultura organizacional bem definida?

Ela é importante porque é por meio dela que as ações da empresa serão tomadas, logo, é ela que vai direcionar quais serão os comportamentos adequados a se ter nas situações.

 

Se empresas de contabilidade definem sua cultura organizacional quando aparecem empecilhos ou desafios para os seus colaboradores, eles saberão agir do jeito que a empresa gostaria que eles agissem, ademais, as decisões serão certas.

 

Dessa forma, a empresa cria uma uniformidade no ambiente, quer dizer que ninguém vai agir de forma que não seja ideal para o negócio. Você alinha os funcionários para a mesma linha de pensamento e, assim, todos agem conforme os objetivos da empresa. 

 

Além disso, uma empresa com cultura forte se destaca de outras no mercado porque se impõe e mostra que seus valores são bem definidos e seguidos por todos que com ela colaboram. 

 

Dessa forma, isso gera consequências no mercado, que observa o compromisso da empresa com os seus propósitos e com seus clientes. Logo, ela é mais valorizada e melhora sua imagem para o público externo e interno. 

 

Isso em razão de os colaboradores reconhecerem um local de trabalho com organização e propósitos definidos. Assim, eles não se sentem perdidos e nem desamparados pelos seus gestores. 

 

Logo, para um estabelecimento de contabilidade em São Paulo melhorar a sua imagem no mercado e ainda assim ter um lugar de trabalho com todos os colaboradores felizes, ele deve investir na construção de uma cultura organizacional forte.

Benefícios de ter uma cultura organizacional

Ao construir uma cultura organizacional para a sua empresa, você traz os seguintes benefícios para ela:

 

  • Competitividade;
  • Aumento na produção;
  • Melhoria na imagem do negócio;
  • Colaboradores alinhados.

 

Com uma boa cultura você constrói uma competitividade com os outros negócios, isso porque mostra como a empresa se posiciona no dia a dia e no jeito como ela lida com os desafios. Dessa forma, o negócio cria concorrência. 

 

Além disso, com todos os direcionamentos especificados, o estabelecimento aumenta a produção, pois não vai perder tempo com determinadas explicações sobre como os colaboradores devem agir. 

 

Dessa forma, todos vão estar cientes sobre os valores  do estabelecimento, sabendo quais decisões tomar e quais comportamentos devem ter. Logo, tudo isso vai poder ser observado na imagem que o negócio está construindo e fortalecendo. 

 

E não importa a área da empresa, você pode trabalhar com digitalização de documentos, mas se construir uma boa cultura organizacional também vai perceber esses benefícios no seu negócio. 

 

Além disso, por meio dela é possível que o seu estabelecimento direcione melhor os colaboradores para seus resultados e metas, as equipes se sentem mais motivadas, além de se sentirem parte da empresa.

 

Sua empresa também vai fazer contratações melhores, porque só vão trazer para desenvolver alguma função aqueles que se identificam com a cultura e concordarem com ela. Desse modo, o funcionário já entra alinhado com os propósitos do negócio.

Como envolver os funcionários?

Parte importante da cultura organizacional é que os funcionários estejam comprometidos com os objetivos da empresa. 

 

Então, para que isso ocorra é importante que o estabelecimento envolva os colaboradores, motive eles e sempre fale da cultura organizacional. Para isso, confira algumas dicas:

  1. Treinamentos

Faça treinamentos, já dissemos que a cultura está relacionada com o comportamento que a empresa tem diante dos problemas. Por isso, faça treinamentos e utilize situações que já aconteceram ou crie cases para serem resolvidos.

 

Assim, os colaboradores aprendem na prática como agir em determinadas situações e o que é esperado deles nesses momentos. Essa é uma boa maneira de orientar e tirar dúvidas deles. 

 

Sendo assim, uma empresa que trabalha com produção de cadeiras pode criar um case sobre cadeira de barbeiro preço e ver como os seus colaboradores agem. Essa também é uma forma de a empresa ver se a sua cultura está bem estabelecida no negócio. 

  1. Materiais

Disponibilize materiais que falem sobre a cultura organizacional da sua empresa. Dessa forma, quando surgirem dúvidas os funcionários podem consultar os textos produzidos e tirar as dúvidas que surgirem, sem a necessidade de consultar os gestores. 

 

Os materiais também são um jeito de reforçar a cultura e não deixar que ninguém esqueça. Sendo assim, uma empresa de contabilidade em São Paulo pode investir na construção de um documento em que explique toda a cultura do negócio. 

  1. Reuniões

Assim como os treinamentos, as reuniões são importantes para a empresa saber sobre o retorno das ações, isso quer dizer que com as reuniões você vai poder ouvir os funcionários e orientá-los melhor para as suas funções.

 

Sem contar que se o funcionário sente que é ouvido, ele também fica mais satisfeito e isso é um ponto positivo para a construção da sua imagem. Escutar o colaborador, dá a sensação de pertencimento para ele.  

 

E para a empresa é bom, pois ela tem um retorno sobre como a sua cultura está sendo aplicada na prática. 

 

Desse modo, converse sobre todos os temas na reunião para ouvir o funcionário, até mesmo sobre o sistema de estoque, assim, você também sabe o que está dando certo ou errado.

  1. Comunicação visual

Invista em comunicação visual. Coloque os valores da sua cultura organizacional estampados em algum lugar da empresa. Lembre sempre seus funcionários sobre quais são os comportamentos que devem ser seguidos no ambiente de trabalho.

 

Dessa forma, ninguém esquece e todos são direcionados para isso, essa é uma forma também de mostrar para os clientes que naquele estabelecimento os valores e crenças são valorizados e lembrados diariamente.

 

Isso significa que a empresa tem compromisso com o que fala e com a imagem que vende. Inclusive, essa comunicação visual pode ser também compartilhada nas redes sociais para conhecimento de todos. 

 

Sendo assim, uma empresa que oferece curso de operador de empilhadeira pode preparar um material para mostrar como é a sua cultura e como isso reflete no curso, mostrando seus diferenciais. 

  1. Faça pesquisas

Para saber como está o ambiente e se tudo está acontecendo da forma devida, realize pesquisas. Desse modo, você sabe como os seus colaboradores se sentem na empresa e como estão sendo as atitudes tomadas. 

 

Dessa forma, você abre um espaço para que o seu funcionário fale com o gestor sobre problemas e coisas que não estão sendo feitas de acordo com a cultura. Inclusive, para dar mais liberdade ainda para os funcionários a pesquisa pode ser feita de forma anônima.

 

Sendo assim, uma boa forma de fazer isso é aplicar uma pesquisa de clima organizacional através de um questionário para os colaboradores e, dessa forma, ter um retorno sobre o funcionamento da empresa internamente.

  1. Palestras

Realize palestras para sua equipe, frequentemente proporcione para os trabalhadores um ambiente de aprendizado e troca de ideias. Isso pode ser conseguido através de palestras que reforcem os valores e crenças da empresa.

 

Esse é mais um jeito de garantir que os colaboradores não esqueçam a cultura da empresa e estejam alinhados com ela. É importante que eles sejam sempre relembrados para que o estabelecimento tenha todos alinhados para o mesmo propósito e metas. 

  1. Dê retornos

O famoso feedback, converse com os colaboradores e discuta sobre as ações desenvolvidas por eles. 

 

Frequentemente, dê retorno sobre o que está sendo feito, dessa forma, você valoriza o trabalho do colaborador e corrige erros que não estão de acordo com a cultura.

 

Essa é uma forma de acompanhar de perto o que está sendo desenvolvido e garantir que a cultura da empresa está sendo aplicada de forma correta. Além disso, o funcionário também se sente valorizado e pertencente a empresa. 

 

Portanto, se você deseja ter uma empresa de sucesso é importante que você defina seus valores, crenças e comportamentos por meio da criação da sua cultura organizacional. Dessa forma, você garante uma boa construção de imagem do seu negócio. 

 

Além disso, também consegue com que seus funcionários trabalhem alinhados com o seu objetivo, batendo metas e trazendo resultados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Publicado

em

por

Tags: