O que é TDAH?

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno que afeta o comportamento. Um recente estudo nacional relatado pelo CDC observou que 11% das crianças em idade escolar estão sendo diagnosticadas com TDAH. Três principais sintomas definem TDAH, incluindo desatenção, hiperatividade e impulsividade. Os sintomas são graves o suficiente para afetar o comportamento da criança em situações sociais e na escola. Os critérios para o diagnóstico de TDAH foram estabelecidos no Manual de Diagnóstico e Estatística de Saúde Mental (DSM-IV, American Psychiatric Association) em 1994. Para ser diagnosticado com TDAH, uma criança deve apresentar os sintomas descritos nesta apresentação durante pelo menos seis meses.

Sintomas de desatenção no TDAH

Os erros repetidos e descuidados são sintomas de falta de atenção. A falta de atenção aos detalhes resulta em erros na escola, no trabalho e em outras áreas.

Uma criança com falta de atenção associada ao TDAH pode ter problemas em prestar atenção à tarefa em questão. Seja relacionado ao trabalho escolar ou ao jogo, uma criança com falta de atenção pode ficar facilmente entediada e tem problemas para se concentrar em uma atividade.

Uma criança que tem desatenção com TDAH pode ter dificuldade em ouvir quando se fala.

Outro sintoma de desatenção de TDAH é a incapacidade de completar tarefas. Crianças com TDAH podem não completar tarefas domésticas ou tarefas domésticas. Esta “falha em seguir” não se deve a outra causa, como o comportamento de oposição ou a incapacidade de entender as instruções.

Nos adultos com TDAH, a incapacidade de completar tarefas de trabalho é outro sintoma de desatenção.
A organização é uma habilidade com a qual as crianças com TDAH muitas vezes lutam.
A desorganização torna difícil para crianças TDAH completar tarefas.
Uma criança com TDAH pode achar difícil ou impossível participar de tarefas que exigem esforço mental contínuo. Trabalho escolar e tarefas domésticas que exigem esforço focado podem ser um desafio.

Crianças TDAH muitas vezes perdem objetos. Trabalhos escolares, livros, brinquedos, ferramentas e lápis pertencentes a um filho TDAH podem desaparecer.
Uma criança com TDAH pode ter problemas para ignorar a estimulação externa, incluindo luzes, ruídos e atividades em torno delas.
Uma criança com TDAH pode esquecer coisas com facilidade.

O que é hiperatividade?

A hiperatividade é uma característica do TDAH que se refere a uma abundância de energia física e muita atividade. Leia mais sobre os sintomas de hiperatividade.

Sintomas de hiperatividade no TDAH

ADHD crianças podem se contorcer no assento e ter problemas para ficar quieto. Fidgeting é outra forma de manifestação de hiperatividade em crianças com TDAH.

O assento pode ser intolerável para crianças TDAH. Eles podem se levantar do assento na escola ou em outros momentos quando há a expectativa de permanecer sentado.

ADHD crianças podem correr ou escalar objetos em tempos inadequados.
Atividades silenciosas, como a leitura ou a reprodução de um jogo de tabuleiro, podem ser difíceis para uma criança TDAH se envolver.
As crianças do TDAH são freqüentemente conversadoras sem parar.
A impulsividade é uma característica definidora do TDAH que se refere à atuação sem levar em conta as conseqüências.
Uma criança com TDAH pode interromper outros para responder uma pergunta antes de ser perguntado.
As crianças do TDAH têm problemas para se revezarem. Eles podem achar difícil ou insuportável esperar sua vez enquanto joga um jogo ou fazendo outras atividades.

O reconhecimento precoce é fundamental para o tratamento do TDAH

O diagnóstico precoce e o tratamento do TDAH aumentam a possibilidade de sucesso a longo prazo para crianças com a condição. Pode ser difícil diagnosticar TDAH porque muitos dos sintomas são considerados “normais” em crianças muito jovens e não TDAH. Os sintomas nestas crianças finalmente desaparecem. Os sintomas do TDAH também imitam os de outras condições. Uma avaliação minuciosa por um profissional de saúde qualificado é necessária para diagnosticar TDAH. Um pai ou professor que suspeite de TDAH em uma criança deve recomendar essa criança para uma avaliação imediatamente.

 

FONTE:(com adaptações): http://www.medicinenet.com


Publicado

em

, ,

por

Tags: