disturbio psicotico

O que é um Distúrbio Psicótico?

O distúrbio psicótico breve é ​​uma das várias doenças mentais chamadas espectro de esquizofrenia e outros distúrbios psicóticos. As características desse distúrbio podem incluir alucinações ou delírios que não duram mais de um mês. Estudos mostram que um verdadeiro episódio psicótico breve que não progride para outra doença mental ocorre entre uma a quatro por 100.000 pessoas, mais comumente em mulheres do que em homens. Essa doença geralmente se desenvolve em pessoas entre 30 e 50 anos de idade, e um episódio tende a durar em média 17 dias. Isso difere um pouco das pessoas que sofrem de qualquer episódio psicótico pela primeira vez, que ocorre em cerca de 100.000 adolescentes e jovens adultos nos Estados Unidos todos os anos, têm um pico de início entre as idades de 15 a 25 anos e afeta mais comumente homens e mulheres endocrinologista Florianopolis.

disturbio psicotico

Além dos transtornos mentais mais conhecidos como esquizofrenia , outros transtornos mentais no espectro da esquizofrenia e outros grupos de transtornos psicóticos incluem transtorno da personalidade esquizotípica, transtorno delirante, transtorno esquizofreniforme, transtorno esquizoafetivo, catatonia , transtorno psicótico induzido por substância/medicamento, psicose devido a uma condição médica, outro espectro de esquizofrenia especificado e outro distúrbio psicótico, bem como espectro de esquizofrenia não especificado e outros distúrbios psicóticos. Além da catatonia, outros distúrbios relacionados à catatonia incluem distúrbio catatônico devido a outra condição médica, além de catatonia não especificada.

Quais são as causas e os fatores de risco para um breve distúrbio psicótico?

Exceto para os distúrbios psicóticos resultantes do uso de uma substância ou condição médica, não são conhecidas causas específicas para a maioria dos distúrbios psicóticos. No entanto, acredita-se que a interação de fatores genéticos (familiares), biológicos, ambientais e psicológicos esteja envolvida. Ainda não entendemos todas as causas e outros problemas envolvidos, mas a pesquisa atual está fazendo um progresso constante no sentido de elucidar e definir causas de distúrbios psicóticos breves e outros distúrbios psicóticos.

Nos modelos biológicos de distúrbios psicóticos, foram pesquisadas predisposição genética, agentes infecciosos, toxinas, alergias, diferenças na estrutura cerebral e distúrbios no metabolismo. Distúrbios psicóticos, como distúrbios psicóticos breves, são conhecidos por ocorrer em famílias. Por exemplo, pessoas que têm um familiar próximo que sofreu um episódio de breve psicose são mais propensas a desenvolver o distúrbio do que pessoas sem histórico familiar. Toxinas como a maconha aumentam o risco de desenvolver psicose. Pensa-se que alguns medicamentos estejam associados ao desenvolvimento, embora não diretamente desencadeador, dessa doença em algumas pessoas. Estudos não parecem encontrar diferenças étnicas no desenvolvimento de um breve distúrbio psicótico.

O conceito atual é que múltiplos genes estão envolvidos no desenvolvimento da psicose e que fatores de risco como pré-natal (intra-uterino), perinatal (na época do nascimento) e estressores inespecíficos estão envolvidos na criação de uma disposição ou vulnerabilidade para o desenvolvimento da doença. Neurotransmissores (substâncias químicas que permitem a comunicação entre células nervosas) também foram implicados no desenvolvimento de distúrbios psicóticos, como o distúrbio psicótico breve. A lista de neurotransmissores sob análise é longa, mas atenção especial foi dada à dopamina, serotonina e glutamato. Psiquiatra DF

Verificou-se que uma forma de breve distúrbio psicótico chamado psicose reativa breve é ​​desencadeada por experiências muito estressantes, como a colocação em confinamento solitário. Pessoas com baixa renda, desempregadas ou vivendo sozinhas correm maior risco de desenvolver um breve distúrbio psicótico do que aquelas que não têm essas experiências.

Quais são os sintomas e sinais breves de transtorno psicótico ?

Os sinais e sintomas de um distúrbio psicótico breve podem incluir o seguinte:

  • Ilusões (crenças que não têm base na realidade)
  • Alucinações (por exemplo, ouvir vozes ou outros ruídos não baseados na realidade; ver ou perceber coisas que não estão realmente presentes de nenhuma maneira)
  • Discurso desorganizado (freqüentemente fora do tópico ou sem sentido)
  • Comportamento severamente desorganizado ou catatônico

Como os médicos diagnosticam um breve distúrbio psicótico?

Como não existe um teste específico, como um raio X, que possa diagnosticar com precisão uma pessoa com breve distúrbio psicótico, as pessoas preocupadas com a possibilidade de sofrer dessa doença podem considerar fazer um autoteste, seja online ou imprimível, o teste de risco de psicose juvenil, o teste de esquizofrenia ou o indicador de psicose precoce.

Para determinar se uma pessoa sofre de um breve distúrbio psicótico, os profissionais de saúde conduzem uma entrevista em saúde mental que busca qualquer histórico e a presença de sintomas, também chamados de critérios de diagnóstico, descritos anteriormente. Como em qualquer avaliação de saúde mental, o profissional geralmente procura descartar outras condições de saúde mental, incluindo problemas de humor, como depressão e transtornos de ansiedade , ataques de pânico ou ansiedade generalizada , distúrbios psicóticos que não sejam distúrbios psicóticos breves, como esquizofrenia, transtorno de personalidade esquizotípico, transtorno delirante, transtorno esquizofreniforme, transtorno esquizoafetivo ou catatonia. Além de evitar ter um breve distúrbio psicótico diagnosticado como outro distúrbio psicótico ou delírio ( confusão repentina devido a uma doença médica ou mental), o examinador de saúde mental pode avaliar que, embora alguns sintomas (traços) do distúrbio estejam presentes, a pessoa o faz não se qualificar totalmente para o diagnóstico. Como o distúrbio psicótico breve pode co-ocorrer com uma condição com risco de vida, como o delirium, a presença desses distúrbios também provavelmente será explorada  Psiquiatra Brasilia

O processo de determinação da presença de um breve distúrbio psicótico também provavelmente incluirá o profissional tentando garantir que a pessoa não tenha um problema médico que possa causar sintomas emocionais semelhantes aos do breve distúrbio psicótico. O profissional de saúde mental, portanto, frequentemente pergunta quando a pessoa fez um exame físico mais recente, exames de sangue abrangentes e quaisquer outros testes que possam ser necessários para garantir que o indivíduo não sofra de uma doença médica, em vez de ou junto com seus problemas emocionais. sintomas Como a entrevista de saúde mental é usada para fazer o diagnóstico e o impacto significativo que ter um breve distúrbio psicótico ou um diagnóstico relacionado pode ter na vida da pessoa, é de grande importância que o profissional realize uma avaliação abrangente. Psicologa Brasilia

Ao avaliar um breve distúrbio psicótico, o avaliador provavelmente perguntará se os sintomas do indivíduo ocorrem no período necessário de um dia a um mês e não são melhor explicados por um distúrbio de humor (como depressão maior ou transtorno bipolar com características psicóticas), outro distúrbio psicótico ou ocorre durante o período pós-parto (quatro semanas após o parto) é o resultado dos efeitos físicos de uma substância ou outra doença médica. O diagnóstico não deve ser atribuído se os sintomas da pessoa fizerem parte e forem sancionados pela cultura da pessoa. Anteriormente, o termo psicose reativa breve foi usado para descrever a situação em que um breve distúrbio psicótico ocorre em reação a eventos, que a maioria das pessoas consideraria muito estressantes.