Onde encontrar hospedagens em barcos no Brasil?

Acomodações dentro d’água fazem cada vez mais sucesso entre turistas.

Viajar é preciso, mas todo mundo quer poder fazer isso com segurança. O setor de turismo é, tradicionalmente, um dos que mais inovam no país. Este ano, de olho no novo normal, cada vez mais lugares estão disponibilizando opções de hospedagens e passeios com menor contato social, por isso, a natureza está em alta.

As belezas naturais do nosso país sempre estiveram entre os nossos pontos fortes, mas a tendência é que sejam exploradas cada vez mais. O motivo é que, com todo mundo passando mais tempo em casa, o verde e a proximidade com a água estão sendo mais procurados e valorizados do que nunca.

A procura por hospedar-se perto da praia, em chalés privativos, não para de crescer. No entanto, você já pensou em se hospedar dentro d’água? É possível alugar um barco particular, um bangalô ou fazer reserva em hotéis flutuantes, em várias localidades do país, perto dos nossos rios ou no mar.

Se você gostou da ideia e quer saber onde pode encontrar este tipo de hospedagem, fizemos uma lista que pode ajudar. Afinal, esta é uma experiência para lá de diferente, não é mesmo?

Veleiros em Paraty

Segundo uma empresa que aluga veleiros em Paraty, no litoral carioca, a procura pela locação de embarcações cresceu cerca de 60% este ano, após a flexibilização das regras de distanciamento social.

Para navegar nas águas verdes e transparentes da região, é possível alugar vários tipos de barcos e serviços. Há opções para casais, famílias e grupos pequenos de amigos. Também é possível escolher entre a opção de pilotar, para navegadores experientes, ou contratar um profissional que faça isso por você.

Lanchas na Guarapiranga

Para quem mora em São Paulo, há a opção de hospedagem em um barco, sem sair da cidade ou do estado, na Represa Guarapiranga, na região metropolitana da capital paulista. Inclusive, passeios para localidades próximas de casa, cujo trajeto pode ser feito de carro, também são tendência em 2020.

Um dos serviços mais procurados por lá é o aluguel de lanchas, que são embarcações exclusivas para os grupos que as contratam. Algumas têm áreas de lazer completa, com churrasqueira, piscina e até toboágua.  

Minicruzeiros no Sudeste

Com a valorização do distanciamento, mais empresas estão oferecendo opções de minicruzeiros por alguns dias em embarcações, com paradas em praias isoladas e pernoites em pontos de ancoragem no mar.

Além de um profissional para pilotar a embarcação e reservá-la para pequenos grupos, estes pacotes costumam incluir atividades, como o mergulho com cilindro e o snowboard.

Embarcações na Bahia

Também há opções de embarcações que circulam entre Caravelas e Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Bahia. As águas mornas e cristalinas da região são um dos maiores atrativos para os turistas.

Por lá, a ideia é que quanto mais contato com a natureza, melhor. Por isso, além de mergulho e flutuação, alguns passeios incluem observação de pássaros e baleias.

Flutuantes na Amazônia

Para quem quer contato intenso com a floresta, vários empreendimentos na Amazônia oferecem opção de hospedagem em barcos flutuantes, em pequenas comunidades ribeirinhas.

A ideia desses locais de difícil acesso é oferecer ao turista uma experiência de imersão na cultura e nos costumes locais. Em geral, os próprios guias e funcionários são pessoas que nasceram e cresceram na floresta, vivendo isolados nessas localidades. 

Os turistas internacionais já estão de olho neste tipo de programa há décadas e são os maiores clientes de muitos destes barcos-hotéis. Este ano, com o fechamento de fronteiras, cada vez mais brasileiros estão buscando a experiência. Além da hospedagem, passeios pelos rios e mangues completam os pacotes.


Publicado

em

por

Tags: