Os melhores modelos de edredom para usar no frio

Uma série de características influenciam sobre o efeito do calor nos edredons. Destacamos os principais aspectos para você conhecer

 

É só a temperatura diminuir alguns graus que todo mundo corre para debaixo das cobertas. O preferido, seja para os apaixonados ou para a família, certamente é o edredom de casal. Grande, macio, quentinho e mais leve que os cobertores tradicionais, para muitos lares, o edredom é compreendido como item fundamental e até mesmo decorativo.

De maneira geral, essa categoria de roupa de cama é constituída por duas camadas de tecido, separadas pelo enchimento, que pode ser natural ou sintético. As costuras visíveis dividem igualmente a peça, e servem, principalmente, para distribuir uniformemente o “recheio”.  

Neste artigo, detalhamos as principais características que diferem os tipos de edredom. Acompanhe o texto para entender melhor esses aspectos e escolher o modelo que mais se adequa ao seu estilo. Confira!

 

Enchimento natural x sintético 

É de conhecimento de muitos que os enchimentos naturais, como penas e plumas, são verdadeiros isolamentos térmicos, eficientes em dificultar a dispersão do calor, mantendo assim, o aquecimento constante da cama e de quem está deitado, ou melhor, enrolado na coberta. 

Em contrapartida, os itens orgânicos necessitam lavagem a seco para a manutenção e podem provocar reações alérgicas em algumas pessoas, além de serem os mais caros do mercado.   

Já os preenchimentos sintéticos, representados pelo poliéster, também cumprem a tarefa de aquecer, possuindo a vantagem de serem antialérgicos, de fácil lavagem e conservação. Um exemplo, a “pluma de silicone”, que apesar de ser fabricada por fibras sintéticas, são tão aconchegantes quanto as famosas e naturais plumas de ganso. 

Volume

O volume de um edredom é concebido pelas grandezas: comprimento, largura e enchimento. Quando aberto e alongado, a peça fica mais fina e compacta, mas, conforme é dobrada, a gramatura aumenta, uma vez que as fibras agregam, expandindo também a capacidade de isolamento térmico e retenção de calor. 

Desse modo, quanto mais grosso um edredom, ou mais pesado, maior o número de camadas internas e, consequentemente, mais quente ele é. Por isso, é preciso estar atento à finalidade do item, verificando se ele será empregado para a proteção contra temperaturas rigorosas ou apenas para acomodar em dias mais amenos. 

 

Maciez

Além de mencionar o preenchimento, outro fator de grande importância são as faces do edredom, tendo em vista que elas ficam em contato direto com nossa pele. Maciez e suavidade são fundamentais nesse quesito. 

De acordo com especialistas, os tecidos naturais, principalmente o algodão e suas variações, são os mais recomendados, pois permitem a transpiração do corpo. Algodão orgânico, egípcio, seda, linho, cetim, percal e modal são as alternativas mais interessantes.  

Outro fator de influência sobre a maciez é a quantidade de fios. Quanto maior o número, mais agradável e aquecido será o produto, uma vez que a quantia de entrelaçamentos (tramas) também é maior, fato que dificulta a passagem do ar. 

 

Tamanho

Seguindo o molde dos lençóis, os edredons possuem dimensões maiores que as do colchão, garantindo assim o caimento correto do item sobre a cama. Entretanto, caso você se movimente bastante durante o sono, é recomendado uma opção de um tamanho maior que o padrão.

Se a cama é de solteiro, o aconselhado é um edredom de casal. Mas se o leito é de casal, o modelo “queen” é o mais preferível; e assim por diante.

O cuidado com o tamanho é fundamental para garantir a cobertura completa do corpo e a manutenção do calor. 

 

Cores

O último ponto a abordar é a paleta de cores dos edredons. Hoje é possível encontrar peças das mais variadas tonalidades e estampas, que variam desde colorações sólidas até impressões de personagens e escudos de futebol. 

Contudo, apesar das opções, a melhor alternativa é focar nas cores neutras, independente de serem claras ou escuras — a ideia é transformar o edredom em uma peça chave para a casa. Dessa maneira, com auxílio da neutralidade, basta trocar o restante do enxoval para revitalizar todo o ambiente.

Ao alterar os porta-travesseiros e acrescentar algumas almofadas de diferentes cores, por exemplo, um ambiente completamente novo se moldará em sua casa. 

 


Publicado

em

por