endoscopia

Perguntas e respostas sobre Endoscopia:

O que é Endoscopia?

A endoscopia digestiva alta, também chamada apenas de endoscopia, é um exame que tem como objetivo visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal, formado pelo esôfago, estômago e o duodeno (primeira porção do intestino delgado). O exame é feito com um aparelho chamado de endoscópio, um longo e fino tubo flexível, que possui uma câmera e luz na sua extremidade.

Para que serve a Endoscopia?

A endoscopia digestiva serve para o diagnóstico de doenças do esôfago, estômago e duodeno, onde há visualização direta do órgão, e também para realização de biópsias e eventualmente é utilizada para tratamento de sangramento digestivo ou retirada de corpo estranho ingerido.

Qual a Indicação da Endoscopia?

É indicada aos pacientes que apresentam sintomas dispépticos, como dor ou queimação do estômago, saciedade precoce (perda do apetite após início da refeição) e plenitude pós-prandial (sensação de estufamento após as refeições), também deve-se identificar sinais de alarme como: sangramento digestivo, anemia, emagrecimento contínuo, entalo frequentes, vômitos persistentes e história de câncer na família. Indicado para pacientes com sintomas de refluxo gastroesofágico, e uma séria de doenças, que necessitem de avaliação endoscópica do trato gastrointestinal.

Qual a Contraindicação para a Endoscopia?

Não há nenhuma contraindicação para a realização da endoscopia. Porém, pacientes que tenham complicações respiratórias, neurológicas ou cardíacas devem informar os seus médicos.

Além disso, pacientes com histórico de alergia a medicações sedativas também devem ficar atentos e informar o médico.

A Endoscopia dói?

Por ter sedação ou até mesmo anestesia, é um exame indolor e rápido, que dificilmente deixará riscos ou complicações após o procedimento.

Como é feita a Endoscopia e qual sua Duração?

A endoscopia é exame rápido, com duração total de 10 a 20 minutos. Não é preciso ser internado e o paciente pode voltar para casa logo após o final do exame. Para se realizar a endoscopia digestiva, o paciente é colocado de lado e uma veia do braço é puncionada para administração de medicamentos sedativos e analgésicos, podendo ser acompanhado com médico anestesiologista ou não. Um protetor bucal de plástico costuma ser colocado entre a boca e o endoscópio para impedir o paciente de mordê-lo.

Como é o aparelho Endoscópio?

É um aparelho manuseado pelo médico proctologista ou gastroenterologista, é um longo e fino tubo flexível. Possui uma câmera de alta resolução e uma fonte de luz própria, que serve para iluminar o interior dos órgãos. O aparelho também é capaz de aspirar e injetar água para limpar secreções para melhor visualização direta dos órgãos.

Endoscopia digestiva alta em gestantes?

O exame não traz problemas para a mãe e nem para o feto, porém os medicamentos usados durante o procedimento podem interromper a gestação ou causar malformações. Converse com seu médico sobre a real necessidade do exame neste momento.

Qual o preço da Endoscopia?

O exame de endoscopia digestiva alta está disponível tanto pelo SUS quanto pela maioria dos planos de saúde. O preço do exame em clínicas particulares varia entre R$300 adulto a R$550 pediátrico por precisar de anestesia.