Poliamida ou poliéster? Descubra qual é a diferença entre estes tecidos

Saiba qual tipo de tecido é mais indicado para a cueca que você usa no dia a dia.

Todo homem sabe a importância de escolher o modelo certo de cueca para utilizar no dia a dia ou em momentos específicos, como a prática de exercícios. Por isso, é necessário conhecer não apenas o tipo de tecido utilizado, mas também os diferentes modelos existentes no mercado.

Por exemplo, quem gosta de utilizar uma cueca box com tecido respirável deve comprar modelos feitos de que tipo de tecido: poliamida ou poliéster? Se você não sabe as diferenças entre esses dois, conheça as características específicas deles abaixo.

Poliamida

Considerada a fibra sintética mais nobre, a poliamida, conhecida popularmente como nylon, caracteriza-se pela excelente absorção de suor, sendo uma ótima pedida para quem irá fazer exercícios. Além de macia, ela tem um toque gelado que proporciona uma sensação de “frescor” ao ser usada.

A secagem é rápida, o que facilita a lavagem e dispensa a necessidade de passar a roupa. Ela ainda conta com uma ótima elasticidade. Leve e de longa durabilidade, esse tecido é bastante indicado não apenas para a prática esportiva, mas também para quem fica muito tempo em locais de clima quente.

Poliéster

O poliéster se destaca por ser uma das malhas mais resistentes à luz e ao uso contínuo. Ao contrário da poliamida, ele é um tecido mais encorpado e de toque mais firme, tendo menos elasticidade que o nylon.

Ele também é de lavagem fácil e seca rapidamente, não havendo a necessidade de passá-lo. Assim, para quem viaja, esse tipo de tecido é o mais indicado, já que ele é resistente, durável e não irá amassar. Em relação à poliamida, ela tem a vantagem de ter um custo mais baixo.

Tipos de cuecas

O mercado apresenta uma variedade de tipos de cuecas, que servem para corpos e situações diferentes. Isso faz com que seja necessário prestar atenção para não errar na escolha da compra do modelo que mais combina com você. Conheça alguns deles abaixo.

Slip

Com o design feito pelo norte-americano Arthur Keibler, na década de 1930, a peça começou a apresentar um conceito que se parece com o que é utilizado atualmente. Também chamadas de sungas, as cuecas slips são caracterizadas pelo elástico na cintura e na altura da virilha, formando uma frente em formato de Y.

Esse modelo é amplamente utilizado por crianças, sendo o primeiro tipo de cueca utilizado pelos homens na vida. Em adultos, ele é uma boa escolha para quem vai se movimentar muito com a prática de exercícios, uma vez que apresenta um bom suporte para esse momento.

Esse modelo também é recomendado para homens mais magros e baixos, já que ele marca as formas do corpo. Caso você utilize roupas que sejam mais curtas ou muito coladas, ele também é uma boa opção, já que tem menos pano se comparado aos demais.

Boxer

Entre as características da cueca boxer, está o fato que ela não é tão colada ao corpo quanto às slips. Isso diminui a sensação de aperto e desconforto que muitos homens sentem. Uma vez que o tecido vai até às pernas, este é um modelo que combina com qualquer situação, à exceção de quem vai utilizar shorts curtos.

Entretanto, o uso é mais recomendado para quem tem pernas grossas. Se não, as beiradas da boxer se enrolam e ficam subindo, o que proporciona desconforto e irritação. Para evitar esse incômodo, procure adquirir modelos que sejam mais justos e tenham menos pano nessa parte.

Samba-canção

Uma queridinha para muitos homens é a samba-canção, extremamente confortável e que permite maior respiro na região para o usuário. Ela é ideal para quem irá ficar em casa relaxando ou para aqueles que trabalham no regime home office. O conforto é ainda mais apreciado nos dias de calor.

Entretanto, essa sensação pode ser melhor aproveitada caso você use somente a samba-canção ou a coloque com outras roupas largas. Se você usá-la com uma calça mais justa, como a jeans, isso pode ser um problema, já que os tecidos podem ficar se embolando e causando incômodos.


Publicado

em

por