PROUNI

Prouni, do que se trata?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é promovido pelo Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior, em instituições de ensino superior privadas, em diversos cursos de graduação.

O que é necessário para se inscrever?

Para efetivar sua inscrição no Prouni, o estudante deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem do ano anterior. Não há possibilidade de participar utilizando número de inscrição e senha de outro ano do Enem.

Período de inscrições

O processo seletivo do Prouni tem somente uma etapa de inscrição: o período é de 11 de junho de 2019 até as 23h59 do dia 14 de junho de 2019. Considere o horário oficial de Brasília (DF).

A quem é permitido a inscrição?

Podem se inscrever no Prouni os candidatos que não tenham diploma de curso superior, que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e tenham obtido uma média mínima de 450 pontos nas notas das áreas de conhecimento da prova. Também é necessário que o estudante tenha obtido nota acima de zero na redação.

Com a finalidade de concorrer às bolsas integrais o estudante deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. Além disso, o estudante deve satisfazer a pelo menos um dos critérios abaixo:

  1. ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  2. ter cursado o ensino médio completo em escola privada sendo bolsista integral da própria escola;
  3. ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada como bolsista integral;
  4. ter alguma deficiência;
  5. ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso não há requisitos de renda.

Quais as instituições e cursos que participam do programa?

Para essa informação, consulte as instituições e cursos com oferta de bolsa.

Como se inscrever?

A inscrição não tem taxa e é efetuada apenas pela internet, através da página do Prouni.
Caso o estudante não se lembre do seu número de inscrição ou de sua senha no Enem do ano anterior, poderá recuperá-los na própria página do Enem.
Ao efetivar sua inscrição, o estudante opta, por ordem de preferência, até duas instituições, cursos e turnos dentre as bolsas disponíveis de acordo com o seu perfil.
O candidato que tiver alguma deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo poderá escolher concorrer às bolsas destinadas às políticas de cotas.

Aprovação e chamada:
Ao se encerrar o prazo de inscrição, o sistema do programa classificará os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem anterior. Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, observando a ordem escolhida por ocasião da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.

Realizar-se-ão duas chamadas: O resultado da primeira será divulgado no dia previamente. Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino munidos dos documentos que comprovem as informações colocadas na ficha de inscrição.
Para certificar-se da veracidade das informações atribuídas, a instituição tem o direito de solicitar ao estudante outros documentos que julgam necessários.

As instituições têm a permissão de realizar um processo seletivo próprio para os estudantes selecionados pelo Prouni. Somente no momento de inscrição, que tais informações podem ser dadas. Nesses casos, as instituições que escolherem efetuar seu processo de seleção próprio, deverão informar formalmente os estudantes em até 24 horas após a divulgação dos resultados das chamadas. É vedada a cobrança de qualquer tipo de taxa para realização do processo seletivo próprio.

Lista de Espera

Ao final das chamadas, o estudante poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni.

A Lista de Espera do Prouni será utilizada pelas instituições de ensino para preenchimento das bolsas eventualmente não ocupadas.

A manifestação de interesse em participar da Espera poderá ser feita na página do Prouni.

Poderá participar da Lista de Espera, exclusivamente para o curso o qual foi marcado como sua primeira opção, o candidato:
não pré-selecionado nas chamadas regulares; e
pré-selecionado em sua segunda opção de curso mas não foi aprovado em função da não formação de turma.

Poderá participar da Lista de Espera, exclusivamente para o curso o qual marcou como sua segunda opção, o candidato:

  1. não pré-selecionado nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção de curso;
  2. não pré-selecionado nas chamadas regulares em que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso;
  3. pré-selecionado em sua primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Notas de Corte

As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema do Prouni, a partir do segundo dia de inscrição, em caráter exclusivamente informativo. O estudante tem a possibilidade de acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo estudante.

Dica de ouro

Uma dica valiosa e praticada por pessoas de sucesso é – Enquanto você faz a faculdade faz também um Curso para concurso e entra para o serviço público e usufruir do direito ao horário de estudante para continuar fazendo seu curso superior.


Publicado

em

, ,

por

Tags: