Roupas largas ou oversized: veja como usá-las

Elegância e conforto compõem os looks oversized. Aprenda como construí-los.

 

Não dá para negar que a moda oversized foi uma das principais tendências do ano de 2020, especialmente, nos looks outono-inverno. Em 2021, ela continuará sendo forte. A novidade é que, além de estar presente na moda da roupa masculina e feminina dos dias frios, ela dominará as ruas e as passarelas durante primavera-verão.

 

Para quem ainda não sabe do que estamos falando, oversized são aquelas peças um pouco maiores do que os tamanhos tradicionais. De todo modo, é importante entender que a numeração é a mesma. Usar uma peça que acompanha a tendência não significa simplesmente pegar um número maior do que o habitual.

 

As peças oversized são desenhadas e confeccionadas para vestirem bem o seu corpo, e essa é a nossa primeira dica de como usá-las: compre peças especiais, mas com o seu número. Lojas de departamento, multimarcas e até grifes que confeccionam roupas assim vão ter uma seção especial com essas peças. 

 

Procure ajuda de um vendedor ou vendedora para encontrá-las. Quem for comprar on-line também pode se certificar na descrição de que se trata de uma peça oversized. Mesmo sendo um pouco maiores, elas foram pensadas para se ajustarem bem.

Preservação da elegância

Falar de uma moda que se propõe a produzir peças mais largas pode até dar a impressão de que este é um estilo mais despojado e próximo do streetwear. De certa forma, o oversized é, sim, influenciado pela moda de rua urbana, mas, atualmente, ela é bem mais usada para construir looks elegantes.

 

Em especial, na hora de construir a composição de um figurino, deve-se estar atento às proporções. Um truque simples é pensar em um sistema de compensação de volume. Sendo assim, se as peças de cima forem oversized, como camisetas ou casacos, as de baixo podem ser um pouco mais justas, como bermudas e calças.

 

No entanto, é claro que também dá para usar um look completamente oversized, sendo, mais uma vez, a proporção será a chave de um visual bem construído. Nestes casos, não há segredo: você deve experimentar as peças, olhar no espelho e até tirar fotos para ver como a composição ficará no seu corpo. É fundamental que a impressão visual seja de volume da roupa e não do corpo.

Temperaturas mais altas

No verão, aposte, principalmente, em calças oversized com tecidos leves. Outra peça que promete bombar são os vestidos que parecem grandes camisetas. Estas duas peças são especialmente indicadas para dias mais quentes e ambientes mais descontraídos.

 

No entanto, vale lembrar que o nosso verão tem alguns dias mais frios e chuvosos, mesmo que não tanto quanto o inverno. Nestes casos, para ambientes internos, aposte em roupas mais acinturadas. Quando precisar sair para a rua, vista um casaco oversized por cima. Além de estar pronta para as duas temperaturas, você vai criar um contraponto entre o oversized e o acinturado.

Influências atuais

Por fim, vale pontuar que, como todas as expressões estéticas e criativas, a moda tanto influencia, quanto é influenciada pela sociedade. Com a ascensão das discussões em torno dos direitos do corpo da mulher, a moda oversized aparece como uma alternativa para aquelas que buscam peças confortáveis e elegantes.

 

Um exemplo disso é a cantora Billie Eilish, adepta do oversized. A artista está sempre com roupas mais largas, mas que possuem o caimento certo, em todas as ocasiões, desde os shows até os eventos de gala e o tapete vermelho. O estilo de Eilish também questiona padrões de feminilidade e masculinidade. 

 

Entretanto, isso que não quer dizer que as peças oversized não caibam para aquelas que querem investir em um estilo mais sexy e feminino. Nestes casos, mais uma vez, o importante é balancear o volume das peças para construir o efeito desejado.


Publicado

em

por

Tags: