Teste da linguinha. O que é e sua importância.

O protocolo de avaliação do frênuloou teste da linguinha como é conhecido, é uma avaliação feita por especialistas, os quais irão por meio das funções multidisciplinares buscar,em conjunto, determinar um diagnóstico mais preciso das disfunções originadas por meio de anomalias na formação da língua.

Mas qual a importância do teste da linguinha para o bebê?

Por meio do teste é possível averiguar se há uma anomalia congênita conhecida como “língua presa” esta que é uma alteração que ocorre durante o desenvolvimento embrionário.Sua principal característica é que durante a formação do tecido embrionário, o qual deveria ter sofrido apoptose, não ocorre. Oque vem ocasionar em um frênulo lingual ou freio lingual mais curto e espesso. Em alguns casos é fácil perceber essa anomalia no choro do bebê.

Essa alteração é denominada de anquiloglossia e traz sérias dificuldades aos movimentos normais da língua.

O diagnóstico dessa alteração tem classificação emleve, moderado e severo, e o quanto antes for feita a detecção dessa anomalia, melhores resultados serão encontrados em seu tratamento.

Com fundamento legal, o teste da linguinha é amparado pela Lei Federal nº 13.002/14,a qual obriga que seja feita a avaliação do frênulo da língua em bebês, em todas as maternidades do Brasil de acordo com o protocolo estipulado para tal.

Essa lei teve autoria do deputado federal Onofre Agostini (PSD-SC), e o mesmo indica que por meio dessa aplicação, dentro dos protocolos designados é possível fazer a identificação dos movimentos da língua. O teste deve ser feitoa partir dos primeiros 30 dias de vida, pois por meio da observação do frênulo lingualserá feita a prevenção das dificuldades na amamentação. O que diretamente irá melhorar no ganho de peso do bebê e no retardamento do desmame precoce da criança. Isso se dá, pois o movimento da língua durante a amamentação é essencial para as funções de mastigação, sucção e o ato deengolir.

Teste da linguinha

O protocolo de avaliação do frênulo lingual é subdividido em:

  • História clínica
  • Avaliação anatomo-funcional
  • Avaliação da sucção não nutritiva e nutritiva

De acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo (DCAM-SBP) esta avaliação pode ser feita por profissionais distintos, como pediatra, cirurgião-dentista, fonoaudiólogo, cirurgia infantil e otorrinolaringologista, porém devido à rotina das consultas serem mais frequentes em pediatras e dentistas, são estes profissionais que acabam por fazer o teste da linguinha em maior volume.

Porém nos casos mais complexos é indicado que seja feito um acompanhamento por uma equipe multidisciplinar.

A anquiloglossia tem interferência na amamentação?

O aleitamento materno é o período de maior importância para o desenvolvimento do recém-nascido, sendo responsável pela nutrição e crescimento saudável do bebê ao longo da vida. A amamentação deve durar no mínimo, seis meses depois é por meio do leite materno,que além da nutrição será feita a estimulação das funções dos reflexos orais, protrusão e vedamento labial, durante a sucção do leite.

Esta habilidade de distensão lingual é essencial para extrair o leite por meio dos ductos mamários, em conjunto ocorre a movimentação da mandíbula, coordenação conjunta entre sucção, respiração e deglutição, todo esse mecanismo depende do pleno funcionamento das funções da língua, e são essenciais para que o bebê possa se alimentar e desenvolver corretamente as habilidades de mastigação e respiração ao longo da vida.

Agora para responder essa questão de que a anquiloglossia tem interferência direta no processo da amamentação, há de se destacar que existem estudos acerca dessa correlação entre a anquiloglossia e as dificuldades na amamentação, porém não existem definições e senso comum que estipule que essa afirmação é correta.

Ainda existe escassez nas metodologias utilizadas para se fazer a análise, e saber com exatidão se essa alteração tem relação direta os problemas durante a amamentação e também a perda de peso em recém-nascidos. Também é verificada algumas dificuldades, devido a não existência de um protocolo padrão internacional, que dê base para esse diagnóstico.

Como é feito o teste da linguinha?

O teste é essencial e irá ser o responsável por detectar o quanto antes, qualquer alteração na membrana da língua, sendo indispensável que seja feito nos primeiros dias de vida, pois uma possível correção pode ser absorvida mais rapidamente pelo organismo.

 Por meio de um exame simples, onde enquanto o bebê está mamando, o profissional de saúde irá fazer a avaliação da movimentação mandibular anatômica assim com também de todo o ciclo de sucção, outros pontos importantes são verificados: respiração, quantidade de batimento por minuto (bpm) do coração e quantidade de oxigênio saturado.

Após essa primeira análise, se for necessário será feita uma cirurgia, denominada de frenotomia, esta que é feita com uma anestesia tópica e um pequeno corte na membrana lingual. Ideal que seja feito nos primeiros dias de vida, pois a recuperação será rápida.

Quanto maior for a criança, mais grossa irá ficar essa membrana, portanto a cirurgia para “soltar” a língua é indicada que seja feita já nos primeiros trintas dias de vida.

Portanto mamãe não deixe de fazer essa avaliação que é tão importante para a nutrição e desenvolvimento de seu bebê, assim como também tem relação direta com a desenvoltura da fala no decorrer da vida, além de ser um dos fatores mais comuns de desmame precoce em recém- nascidos.

O teste da linguinha não tem custo algum e pode ser realizado tanto nas redes privadas quanto públicas, e é um procedimento muito simples e rápido de ser realizado.

Lembrando que o teste passou a ser obrigatório em todas as redes de saúde do país, essa regulamentação teve início a partir de 2014 com a lei federal 13.002, e tem como objetivo analisar a membrana que liga a língua com a parte inferior da boca.

Fique atenta e não deixe de fazer o Teste da Linguinha, no caso de filhos maiores, na menor ocorrência de dificuldades na mastigação ou na fala, procure um profissional especialista para que seja feita uma boa avaliação, dessa forma é possível evitar maiores problemas ao longo da vida.

Compartilhe esse post com o máximo de mulheres, essa informação é primordial para o bom desenvolvimento de nossas crianças.

Sou Marília Tannuri Verni –Mãe de 2 meninos (Ian – 12 anos e Lorenzo – 5 anos), publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja infantil online Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.


Publicado

em

, ,

por