Como sair do sedentarismo: dicas para quem quer começar a se exercitar

Saiba como deixar de lado a preguiça e dar boas-vindas a um estilo de vida mais saudável

Manter uma rotina saudável exige a presença de atividades físicas diárias. Isso não é novidade para ninguém. A dificuldade, por sua vez, está em sair do sedentarismo e começar uma nova rotina onde o corpo seja forçado a se movimentar. O segredo para isso está na persistência.

Quem quer começar (ou voltar) a se exercitar precisa ter em mente que a mudança vem com o tempo. Para isso, é preciso estabelecer um horário do dia para seus exercícios ou esporte, usar roupas com tecidos leves e confortáveis, beber água entre os intervalos e ter uma orientação adequada do que fazer.

Unidos tais medidas com alguns cuidados extras, com certeza, você vai deixar essa história de sedentarismo para trás e se tornar alguém com níveis de qualidade de vida muito mais elevados.

Se exercitar faz bem, para corpo e mente

Já foi comprovado cientificamente que manter uma rotina saudável, com alimentação balanceada e prática de atividade física faz toda a diferença na qualidade de vida de uma pessoa.

O hábito de caminhar, correr, malhar, dançar, nadar, jogar futebol ou qualquer que seja a sua atividade é algo de suma importância na vida do ser humano. Somos seres que precisam de movimento e, se por um lado avançamos muito com as novas tecnologias, por outro nos tornamos muito mais acomodados.

A essa acomodação podemos dar o nome de sedentarismo, ou seja, a ausência de exercícios físicos no cotidiano de uma pessoa. E os malefícios disso são muitos: aumento do peso podendo chegar à obesidade, risco de infarto do miocárdio, doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo aumento do colesterol.

Por sua vez, a prática adequada de atividades físicas só traz benefícios: regulação das taxas de colesterol e triglicerídeos, diminuição do excesso de gordura, aumento da massa magra (músculos), fortalecimento dos ossos, bem como a liberação de hormônios que despertam a sensação de prazer e bem-estar.

Agora que motivos já não lhe faltam para sair do sedentarismo, veja qual o passo a passo adequado para você que deseja iniciar uma nova rotina de exercícios.

Orientação profissional em primeiro lugar

Quem está sedentário há muito tempo precisa procurar um médico antes de se matricular na primeira academia que encontrar. O ideal é ir em um clínico geral para avaliar se você tem algum impedimento quanto ao tipo de exercício. Se tiver alguma doença preexistente o melhor é ir ao médico especialista.

Comece com uma caminhada

Um dos grandes erros de quem está parado e quer começar é iniciar com treinos muito pesados. O melhor é investir em caminhadas leves de 15 a 20 minutos e ir acelerando, no ritmo e na duração, com o passar das semanas. Dessa forma, você adquire um pouco mais de pique para poder elevar o ritmo.

Use roupas adequadas

Roupas leves, que te permitam transpirar com facilidade e flexíveis são ideais para fazer qualquer tipo de atividade física. Prefira sempre peças que se ajustem ao seu corpo de forma confortável e sem ficar apertado demais para não prejudicar a circulação sanguínea.

Tenha tênis confortáveis

Ter um bom tênis é outro requisito para qualquer praticante de exercícios, afinal de contas, é ele que vai reduzir o impacto das suas pisadas e te dar mais conforto para caminhar, pular ou correr.

Procure atividades de acordo com seu gosto

De nada adianta investir caro em uma aula de spinning se você detesta bicicleta ou se matricular no crossfit se o seu negócio é dança. Uma das chaves para se manter em dia com os exercícios físicos é encontrar aquele que mais lhe agrade. Pode ser zumba, aeróbica, malhação, natação, corrida ou até a simples caminhada.

O importante é encontrar a atividade que seja mais parecida com seu estilo de vida e seus gostos e adaptá-la à sua rotina. Feito isso, é só se levantar do sofá e seguir em frente. Não se esqueça da garrafinha d’água para se manter sempre hidratado. E dê tchau ao sedentarismo.


Publicado

em

por