Dicas para quem gosta de conforto e estilo durante o treino

Praticar atividade física deve ser prazeroso em todos os sentidos.

Não há razão para transformar a prática de exercícios em um processo penoso e dolorido: tudo o que envolve se exercitar, mesmo quando exige bastante esforço, deve ser uma reafirmação do nosso amor pelo nosso corpo, em vez de uma tentativa de puni-lo por qualquer excesso.

Uma vez que você entende que os esportes, a dança e o treino cotidiano são formas de celebrar a sua existência e as suas potencialidades, tudo fica mais fácil! O conforto e o sucesso também são engatilhados pelos nossos pensamentos e pela maneira como lidamos com as situações.

Por falar em conforto, a qualidade do exercício também está atrelada às roupas que são utilizadas. Por exemplo, se você precisa se movimentar bastante, vai se sentir mais livre com um short de academia, desses bem larguinhos, em vez de uma bermuda com pouca elasticidade.

A seguir, daremos dicas para quem quer se sentir estiloso, mas extremamente confortável durante os exercícios. Confira!

Poliamida

Há pouco, comentamos sobre um tecido sem elasticidade, certo? Quando falamos sobre movimentação, é importante entender que os materiais das roupas que escolhemos também fazem diferença.

A poliamida é um dos tecidos preferidos para a criação de leggings, tops e até bodies, que podem ser usados na academia e fazem com que o visual fique consideravelmente mais estiloso. 

Trata-se de um tecido flexível, com boa absorção do suor, o que faz dele uma ótima opção para os dias muito quentes ou atividades físicas intensas, como o HIIT ou o crossfit.

O poliéster também é encontrado em muitas roupas fitness, mas trata-se de um material que deve ser visto com um pouco de cautela, já é impermeável, mas não tem boa absorção do suor. Na prática, isso faz com que a transpiração acumule na roupa, causando uma sensação que pode ser incômoda.

Isso não significa que você tenha que tirar o poliéster da sua vida, porém, tecidos que o misturam com algodão, geralmente, são mais confortáveis, tornando-se respiráveis e, além de tudo, menos propensos a encolher após algumas lavagens. 

Dry fit

Trata-se de um tecido sintético, composto por substâncias variáveis. É possível encontrar roupas que são um mix de poliamida, poliéster e elastano — tal associação faz com que o material seja realmente muito leve e confortável, além de respirável.

A tecnologia em questão tem boa absorção do suor, evita a sensação de umidade que ocorre quando transpiramos bastante e protege contra os raios ultravioletas. Entretanto, isso não significa que você não deve usar protetor solar! Portanto, evite exposição direta ao sol, especialmente, durante os horários mais quentes, ok?

Por fim, o dry fit tem mais uma vantagem: as peças não amarrotam, o que faz com que não precisem ser passadas e estejam sempre com um visual “arrumadinho”, algo que, certamente, colabora para que você se sinta mais bonito durante o treino.

Suplex

Trata-se de um tecido composto por poliamida e elastano, o que faz dele uma excelente escolha. O suplex tem uma versão de alta compressão, o que é legal não apenas para modelar o corpo, mas para oferecer sustentação durante corridas e exercícios de maior impacto.

O suplex é respirável e muito elástico, por conta de sua composição. Então, quem pratica alongamentos não precisa se preocupar com a possibilidade de acidentes. Outra vantagem desse tecido está no fato de que, por ser sintético, ele permite estampas digitais variáveis, com cores e padrões incomuns, vivos ou mais discretos.

Dicas

Na hora de escolher o seu top, prefira um modelo com boa sustentação. Pessoas com seios grandes devem se preocupar ainda mais com isso e, de preferência, optar por peças com costuras reforçadas. Desta forma, o exercício poderá transcorrer sem dores e com o máximo de segurança.

Além disso, vale lembrar que escolher uma meia de algodão, que é respirável, e um par de tênis feitos para a prática esportiva colabora para o conforto. Embora mais atraentes para muitas pessoas, os calçados de uso cotidiano não oferecem as características necessárias para serem usados durante os exercícios.

Escolha modelos de tênis que, além de uma boa tecnologia anti-impacto, ofereçam solado de qualidade. Eles também não podem ser justos demais, já que isso causa ferimentos na parte de trás dos pés, bolhas, entre outros problemas.


Publicado

em

por