Maratona diária: organização para quem tem rotinas intensas

Delimitar os horários e as atividades é algo que ajuda a quem tem um dia a dia corrido.

Acordar cedo, levar as crianças para a escola, ir para o trabalho, treinar na academia, dar comida para o cachorro e levá-lo para passear, colocar a roupa na máquina e depois estender, limpar a casa, responder e-mails do trabalho, olhar as mensagens no celular, se alimentar, respirar, ufa!

Parece até brincadeira, mas muita gente vive uma verdadeira maratona diária com tantas atividades a serem feitas. Para dar conta de tudo isso é preciso de organização e a presença de alguns itens extras, como uma boa agenda e uma bolsa segura e confortável onde você possa carregar tudo o que precisa.

E para organizar o seu dia é preciso também definir horários para fazer as atividades mais importantes e que não podem ser adiadas, mas também um momento de descanso e lazer com você mesmo e com sua família.

Correria diária: como lidar?

Uma das maiores desculpas do homem e da mulher contemporâneos é o famoso “não tenho/tive tempo”. E o pior é que muitas vezes ela é verdadeira. No mundo atual, as pessoas têm vivido de uma forma muito mais acelerada que as gerações mais velhas.

As novas tecnologias fizeram com que as distâncias fossem reduzidas na medida em que possibilitaram formas de comunicação instantâneas — o que é algo imprescindível atualmente. O problema é que esse excesso de rapidez também nos colocou em uma tendência mais acelerada de se viver.

O uso constante do smartphone e a presença das telas em todos os ambientes faz com que haja uma necessidade por saber, o tempo todo, o que está acontecendo ao nosso redor — algo que, nem sempre é, de fato, necessário.

De toda forma, é inimaginável se desfazer de todo avanço tecnológico para que possamos voltar a viver como antes. O interessante, no entanto, é nos adaptarmos o melhor possível a essa nova realidade, de modo a conseguir um equilíbrio entre atividades do trabalho, de casa e de lazer.

Afinal de contas, ninguém é uma máquina e cada um de nós precisa de um momento de descanso, relaxamento, atividade física e lazer para assegurar o bem-estar no cotidiano.

Como se organizar?

A organização é algo que precisa ser inserido no dia a dia até que se torne um hábito. Por isso, não adianta comprar uma agenda e largá-la de mão duas semanas depois. Para se organizar é preciso mudar alguns hábitos e adotar outros, como os que serão indicados a seguir.

Planejamento é tudo

Se você tem uma rotina corrida, o ideal é categorizar aquelas atividades que são mais importantes numa lista, da imprescindível àquela que pode ser feita depois. Classificando uma a uma você consegue ter uma visão mais clara das suas necessidades.

Uma das melhores formas de fazer isso é usando a clássica agenda ou um planner, o que for melhor pra você. É interessante não apenas escrever o que precisa ser feito naquele dia, mas na semana e, se possível, no mês. Dessa forma, você não vai deixar passar nenhum compromisso.

Carregue consigo o que for importante

Ter em mãos alguns objetos é algo que faz toda a diferença num dia a dia corrido. Por isso, organize sua bolsa de modo que você tenha à sua disposição tudo o que precisa. Se vai sair da academia direto para o trabalho, vale a pena ter uma sacola com toalha, sabonete, maquiagem e a roupa que vai usar no dia, por exemplo.

No geral, tenha sempre um kit básico para emergências (de preferência com embalagens em tamanho reduzido): um batom, uma base ou pó compacto, rímel, um pacote de lenços, absorvente, remédios, escova e pasta de dente, garrafinha para água e qualquer outro item que lhe seja indispensável.

Delimite o tempo de cada atividade

Não adianta investir todo o seu tempo em uma única atividade, porque você vai acabar deixando outras de fora e, consequentemente, vai aumentar sua fadiga diária. Por isso o melhor é delimitar o tempo de cada atividade que precisa ser feita, desde o trabalho até o seu descanso.

Estabelecendo horários você perceberá que pode fazer outras coisas, como assistir TV ou almoçar em família. No final das contas, você terá mais tempo para si mesmo e para quem realmente importa.


Publicado

em

por